SANIDADE ANIMAL

Tuberculose bovina embarga exportação de carne por seis meses. Como evitar?

O médico veterinário Ricardo Jordão, responsável técnico pela produção de imunobiológicos do Instituto Biológico (IB), deu a resposta. Confira

A tuberculose bovina está entre as doenças que devem ter grande atenção por parte dos pecuaristas do País. Sabia que ela pode fazer com que a fazenda fique sem exportar por seis meses? Assista ao vídeo abaixo e saiba como evitar isso.

A dúvida sobre a tuberculose bovina veio do fazendeiro Vilson Souza, do município de Barreiras (BA).

Ele escreveu para o Giro do Boi para saber se existe uma idade que o animal fique mais suscetível à doença e quais são os possíveis sintomas.

Quem esclareceu o assunto foi o médico veterinário Ricardo Jordão, responsável técnico pela produção de imunobiológicos do Instituto Biológico (IB).

O IB está ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), que está vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Não há uma idade específica para ou categoria de bovinos mais suscetíveis à tuberculose, segundo Jordão.

Apesar de os sintomas serem de emagrecimento do animal e queda de produção, o produtor precisa fazer a testagem dos animais e manter sempre atualizadas e bem guardadas todas as informações de sanidade do rebanho.

O que é a tuberculose bovina?

A tuberculose bovina é uma doença infectocontagiosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium bovis, que acomete animais e humanos.

É considerada uma zoonose pois é pode ser transmitida do animal para o homem.

Infelizmente não existe vacina para a doença. Por isso, os animais infectados devem ser descartados via abate sanitário.

É importante que o rebanho seja periodicamente testado para não gerar prejuízos de milhares de reais aos produtores.

Apenas um animal infectado pode significar o descarte de um lote inteiro de animais.