SEGURANÇA ALIMENTAR

Desperdício de alimentos chega a 30% no País. Saiba como a pesquisa pode mudar isso

Conheça os desafios por trás de um dos órgãos científicos mais importantes para a segurança de alimentos no País, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), na entrevista com a engenheira de alimentos Eloísa Garcia, diretora geral da instituição

A cadeia de produção de alimentos possui um grande desafio: minimizar cada vez mais o desperdício de alimentos. A estimativa é que cerca de 30% de tudo que é produzido no País seja desperdiçado. Assista ao vídeo abaixo e saiba como a ciência pode mudar a realidade.

Quem detalhou como pode ser feito esse trabalho foi a engenheira de alimentos Eloísa Garcia. Ela foi a entrevistada no programa Giro do Boi desta quarta-feira, 19.

Garcia é a diretora geral do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital). O órgão de pesquisa é ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O Ital foi o primeiro no País a estudar as tecnologias para minimizar as perdas de alimentos na cadeia produtiva.

“O desperdício de alimentos é muito grande. Da fazenda até o varejo, a estimativa é que 30% dos alimentos sejam desperdiçados”, alerta a pesquisadora e dirigente do Ital.

Em cada elo produtivo há algum tipo de desperdício, por isso a importância da pesquisa desenvolver formas para aumentar o tempo de prateleira de alimentos como a carne bovina, além de assegurar a qualidade do alimento para o consumo.

Instituto de pesquisa completa 60 anos

Pesquisadora em laboratório do Ital. Foto: Divulgação/Ital
Pesquisadora em laboratório do Ital. Foto: Divulgação/Ital

O Ital é uma referência nacional em segurança alimentar e análises laboratoriais. Fundado em 1963, o Ital completa 60 anos no próximo mês de agosto.

O órgão tem como objetivo primordial o desenvolvimento e o aprimoramento de tecnologias aplicadas ao processamento e conservação de alimentos.

O Ital possui laboratórios de referência em microbiologia, química, física e análise sensorial de apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Enfoques da pesquisa para a redução no desperdício de alimentos

Avaliação de carne bovina no Ital. Foto: Divulgação/Ital
Avaliação de carne bovina no Ital. Foto: Divulgação/Ital

Um dos enfoques é sobre a carne bovina, um dos principais pilares da economia agrícola brasileira. Além da carne, o Ital avalia e faz análises de cereais e chocolate, produtos lácteos, frutas e hortaliças, proteínas vegetais e até embalagens.

As pesquisas e análises contribuem para o desenvolvimento de tecnologias de produção e processamento, bem como para a identificação e prevenção de riscos alimentares, garantindo a conformidade com os padrões nacionais e internacionais.

Livro de tendências para a segurança alimentar marca aniversário do Ital

Detalhe de procedimentos de avaliação de alimentos em laboratório. Foto: Divulgação/Ital
Detalhe de procedimentos de avaliação de alimentos em laboratório. Foto: Divulgação/Ital

Para a comemoração dos 60 anos, além de um livro sobre a história da instituição, outra publicação também deve ser lançada.

Trata-se de uma obra dedicada à segurança de alimentos no Brasil, o livro Brasil Food Safety Trends 2030.

A publicação será lançada pelo Ital durante seminário que leva o mesmo nome, no dia 23 de agosto.

A publicação dá continuidade à série “Ital Brasil Trends 2020” e abordará estudos sobre produtos alimentícios a base de proteína vegetal, proteínas alternativas e novos ingredientes. Clique aqui e saiba como adquirir a publicação.