APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Notícia

 

27/04/2017
Programa Aplique Bem completa dez anos com 55 mil trabalhadores treinados
Carla Gomes e Mônica Galdino – Assessoria de Imprensa – IAC

O Programa Aplique Bem do Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com a empresa Arysta LifeScience, comemora uma década de atividades este ano. Desde 2007, o Aplique Bem alcançou 55 mil trabalhadores rurais que foram treinados, gratuitamente, para a realização de aplicação de agrotóxicos de acordo com as normas de segurança.

O objetivo é melhorar a qualidade da pulverização a partir da capacitação e da mudança de comportamento desses profissionais. O foco da atividade está na qualidade, segurança, saúde do aplicador, redução de custos e de impactos ambientais. Em dez anos, a equipe do IAC realizou treinamentos em 858 municípios, em 22 Estados e no Distrito Federal.

Os engenheiros agrônomos responsáveis pelos treinamentos orientam agricultores e empresas sobre tecnologias, equipamentos, práticas de manejo e medidas de segurança para aumentar a produtividade e conferir sustentabilidade à produção agrícola. “Além de prevenir a contaminação de trabalhadores rurais e do meio ambiente, o Programa fomenta a sustentabilidade da produção de alimentos”, diz o pesquisador do IAC, Hamilton Humberto Ramos. Os interessados devem agendar o treinamento junto à empresa Arysta LifeScience.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o IAC tem empenhado esforços para transferir tecnologias e contribuir para reduzir esses impactos. “Outro fator relevante do programa é o reflexo positivo que o treinamento causa na saúde dos aplicadores, de acordo com a recomendação do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin”, afirma Jardim.

A pulverização eficiente é ainda um desafio para o setor. Ramos afirma que a eficácia reside na escolha do adjuvante adequado a cada tratamento fitossanitário. Dados do IAC indicam que o mau uso de agrotóxicos gera perdas anuais da ordem de R$ 2 bilhões aos agricultores e às empresas do agronegócio brasileiro.

Desde 2014 o programa Aplique Bem realizou treinamentos em sete países: Burkina Faso, Costa do Marfim, Colômbia, Gana, Mali, México e Vietnã.


 

|Voltar|