APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Notícia

 

02/06/2017
No Dia Mundial do Meio Ambiente, Ubatuba recebe exposição Planeta Inseto, do IB
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a população de Ubatuba, no Litoral paulista, poderá conhecer a mostra itinerante do Planeta Inseto, único zoológico de insetos do Brasil, mantido pelo Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O Planeta Inseto poderá ser visitado a partir das 8h30, na Praça Treze de Maio.

De acordo com o diretor-geral do Instituto Biológico, Antonio Batista Filho, o objetivo é conscientizar a população sobre a importância dos insetos para o ambiente, produção de alimentos e saúde humana. Esta é a primeira vez que a exposição do IB ocorrerá em Ubatuba.

“Existem mais de um milhão de espécies de insetos conhecidos e acredita-se que há mais outras sete milhões a serem descobertas. Eles representam mais da metade no nosso planeta. Apenas as formigas ocupam 15% do peso da Terra. Os insetos representam o maior grupo de seres vivos existentes no planeta. Há 90 espécies de insetos relacionadas na lista da fauna brasileira ameaçada de extinção”, afirma Batista.

Durante a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, a população de Ubatuba poderá conhecer 13 atrações do Planeta Inseto, como o bicho-pau, bicho-da-seda, besouros, besouros gigantes, caixa de borboletas, maquete de abelhas sem ferrão, formigas e espécies de baratas. Além disso, será possível participar de uma competição de corrida de barata, no chamado Baratódromo.

O Planeta Inseto está sediado no Museu do Instituto Biológico e conta com autorização de manejo e exposição de insetos emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Desde a inauguração, em 2010, o Planeta Inseto já recebeu mais de 280 mil visitantes, no museu físico e itinerante, e é certificado pela norma ISO 9001:2008 para divulgação científica e cultural em entomologia.

A mostra do Instituto Biológico tem como público-alvo crianças e adolescentes de quatro a 16 anos, mas recebe visitantes de todas as idades. Os visitantes podem conhecer no local, em São Paulo, quatro espécies de abelhas sem ferrão, baratas praticando corrida, lagartas tecendo fios de seda, formigas trabalhando em sistema organizado e o bicho-pau, que se assemelha a gravetos.  

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, a ação contribui para educação ambiental. “O Planeta Inseto é uma exposição muito importante, pois mostra a importância dos insetos em diversas áreas. De forma lúdica, é possível sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de preservação do ambiente e que é possível realizar uma agricultura harmônica com o ambiente. Diminuir a distância entre os institutos de pesquisa e a população é uma diretriz do governador Geraldo Alckmin”, afirma Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente de Ubatuba conta exposições, shows, apresentações culturais e plantio de mudas. O evento será realizado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a ONG APPRU (Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba).

Por Fernanda Domiciano

Assessoria de Imprensa – APTA

(19) 2137-8933

|Voltar|