APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Notícia

 

04/09/2017
Centro do IB em Campinas completa 80 anos e lança livro sobre sua história
Os 80 anos do Centro Experimental do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, foram comemorados por servidores do IB, representantes de cadeias de produção e autoridades ligadas à ciência e tecnologia e ao agronegócio. Durante evento para celebração da data, realizado em 1º de setembro de 2017, foi lançada a obra “Da Fazenda Mato Dentro ao Centro Experimental do Instituto Biológico – 80 anos”, quatro boletins técnicos de alface, suínos e ovinos e o novo site institucional do Instituto.

O Centro Experimental do IB é conhecido pelos campineiros como Fazenda Mato Dentro, o espaço foi adquirido pelo Governo do Estado em 15 de janeiro de 1937, fruto do sonho do então diretor do IB, Rocha Lima, que vislumbrava um local com campos de experimentação e criação de animais para testar aquilo que era desenvolvido pelo Instituto nos laboratórios da Capital. A Fazenda Mato Dentro foi a primeira unidade de pesquisa do IB fora da cidade de São Paulo. Hoje, o Instituto que completa 90 anos de fundação em 2017, mantém ainda unidades em Descalvado e Bastos.

O diretor-geral do IB, Antonio Batista Filho, lembrou que atualmente o Centro Experimental do IB mantém 43 projetos de pesquisa em sanidade vegetal, distribuídos nas áreas de entomologia econômica, controle biológico, plantas daninhas, nematologia, acarologia, fitopatologia e bacteriologia. A unidade conta com 38 servidores, sendo 23 deles pesquisadores. Mais de 80% dos pesquisadores possuem título de doutorado.

“O Instituto Biológico tem como preocupação a manutenção de sua história. Por isso, mantém um Centro de Memória, com 340 mil documentos que contam a história do Instituto e da ciência brasileira. Este livro sobre os 80 anos da Fazenda Mato Dentro é fruto dos documentos e fotos históricas que mantemos neste centro. Esta Fazenda passou da época das senzalas e da escravidão para o tempo da inovação”, afirmou Batista Filho.

Ao todo, a obra de autoria de Antonio Batista Filho, Márcia Maria Rebouças, Nayte Vitiello e Silvana D’Agostini, é composta por 50 fotos e documentos históricos do local. Durante a cerimônia, José Ari Pichin, conhecido como Zezo, entregou um exemplar da obra ao secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim. Zezo dirigiu por 40 anos o “Trovão Azul”, ônibus que transportava os servidores da unidade de Campinas do IB.

Em seu discurso, o Arnaldo Jardim, lembrou a música “O que foi feita devera”, de Milton Nascimento, que diz “Se muito vale o já feito, mais vale o que será”. Jardim citou em sua fala três fatos: a participação da Secretaria no Fórum Brasileiro de Biodefensivos, a escolha do coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Orlando Melo de Castro, para presidência do Consepa, e a assinatura do Margo Legal de Inovação Tecnológica, em 4 de setembro de 2017, pelo governador Geraldo Alckmin.

“Esses três fatos mostram que estamos no caminho certo. Não tenho a ousadia de dizer que está tudo as mil maravilhas. Sabemos das dificuldades e elas não são isoladas, estão sendo sentidas por todos os setores e é reflexo dessa grave crise. Mas vocês, servidores, fazem a diferença e mostram a vitalidade dos nossos Institutos”, disse Jardim.

André von Zuben, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, lembrou que Campinas é uma cidade que tem vocação para ciência e tecnologia e que tem tradição em desenvolvimento de pesquisas para os agronegócios. “Estamos celebrando a geração do conhecimento que vai melhorar a produção, garantir alimento e a qualidade de vida das pessoas. Vocês contribuem de forma significativa para disponibilizar alimento para as famílias”, afirmou.

Outros lançamentos

Durante o evento em comemoração ao aniversário de 80 anos de seu Centro Experimental, o IB também fez o lançamento de quatro boletins técnicos: Boletim Técnico Sanidade da Ovinocultura II, Boletim Técnico Aspectos Fitossanitários da Cultura da Alface, Boletim Técnico Sanidade Suína em Agricultura Familiar e Boletim Técnico Parvovirose Suína. Os materiais podem ser baixados no novo site institucional do IB, também lançado na ocasião: www.biologico.agricultura.sp.gov.br.

Homenagem

A servidora do IB, Zuleide Alves Ramiro, foi homenageada durante o evento. Formada em Engenharia pelas Faculdades Franciscanas e Agronomia pela Escola Nacional de Agronomia, Zuleide concluiu doutorado em Entomologia na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz”, em 1969. Ingressou no IB em 1967, atuando em soja, bicudo do algodoeiro, cigarrinha das pastagens, controle químico, controle biológico e manejo de pragas. No IB, foi chefe da Seção de Controle Biológico, da Seção de Entomologia Econômica, diretora da Divisão de Parasitologia Vegetal e Diretora-geral.  Em sua carreira, publicou mais de 100 trabalhos científicos.

Por Fernanda Domiciano

Assessoria de Imprensa – APTA

(19) 2137-8933

|Voltar|