APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Notícia

 

26/01/2018
Publicações do IP e da Codeagro ensinam a escolher, armazenar e preparar adequadamente o pescado
Pesquisas desenvolvidas durante os últimos anos comprovam que, da infância à terceira idade, o consumo de pescado traz inúmeros benefícios à saúde. Pensando nisso, a Unidade Laboratorial de Referência em Tecnologia do Pescado do Instituto de Pesca (IP-APTA) e a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), ambos órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, têm disponibilizado periodicamente a versão para download gratuito dos livros da série “Pescado é saúde”.

O objetivo da série é estimular o consumo do pescado no País e, para isso, já foram lançadas quatro edições que levam ao leitor, de maneira simples e acessível, informações sobre compra, preparo e consumo de diversas espécies de peixes como, por exemplo, a tilápia, a truta e o salmão.

Informação acessível para todos

As duas primeiras edições, Pescado – Saúde e Nutrição e Polpa de Peixe – dicas e receitas, foram lançadas em setembro de 2015 e, juntas, apresentam os benefícios que o pescado traz à saúde, orientam o consumidor sobre a melhor época e lugar para compra de cada espécie, alertam sobre os cuidados necessários na hora de armazenar e preparar o pescado e abordam características gerais de cada um deles.

A segunda publicação é resultado de dois Concursos Gastronômicos apresentados no Mercado Municipal de São Paulo, e traz informações e receitas com Carne Mecanicamente Separada (CMS) de Peixe, desenvolvidas por alunos dos cursos de Gastronomia e Nutrição da Universidade Católica de Santos (UniSantos).

Ressaltando a importância de tecnologias de conservação pelo uso do frio, a terceira edição, intitulada Pescado é Saúde: Uso do Frio, foi lançada em outubro de 2016 e ensina métodos de resfriamento e congelamento, a fim de manter a qualidade do peixe e a segurança ao consumi-lo.

Já no e-book Pescado é saúde: salga, secagem e defumação, a quarta e mais recente edição da série, lançada em outubro de 2017, o leitor tem acesso a informações sobre as tecnologias de conservação e processamento do pescado por meio dessas três etapas que inibem a proliferação de bactérias.

Além de informações técnicas, apresentadas em linguagem acessível, todas as publicações contam com diversas receitas desenvolvidas pela equipe de nutricionistas da Codeagro.

A pesquisadora da Unidade Laboratorial de Referência em Tecnologia do Pescado do Instituto de Pesca, Thaís Moron Machado, aponta como estratégia para aumentar o consumo desses alimentos a educação do consumidor. “Muitas vezes as pessoas não têm ideia da variedade de pescado disponível no mercado. Antes de qualquer coisa, nós queremos mudar isso. Para incentivar o aumento do consumo, nós precisamos disponibilizar todas essas informações para o público de maneira fácil e clara.”, explica Thaís.

A quinta edição da série abordará o tema Reaproveitamento Integral do Pescado e tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2018, durante o Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (SIMCOPE), organizado bienalmente pelo IP.

Juntas, as publicações já somam mais de 10 mil downloads no site da Codeagro. Ficou interessado? Então clique aqui para fazer o download gratuito da série de manuais e bom apetite!

Por Letícia Chiquetto (estagiária) e Leonardo Chagas

Revisão Márcia Cipólli

Mais informações:

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Instituto de Pesca

(11) 3871-7549 / (11) 3871-7588

cecomip@pesca.sp.gov.br

|Voltar|