APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Notícia

 

19/04/2018
APTA contribui com a formação profissional de alunos da Etec em Curso de Cozinha e Nutrição
A junção de esforços da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e da Escola Técnica Estadual (Etec) “Professor Camargo Aranha”, em São Paulo, tem impactado a formação de 20 professores e 140 alunos dos cursos de cozinha e nutrição. O trabalho envolve a disponibilização de produtos já lançados pela APTA ou em fase de desenvolvimento à Escola para serem preparados durante as aulas. Com isso, os alunos e professores têm acesso a diferentes tipos de alimentos, contribuindo para a formação profissional, e a Agência recebe retorno das características gastronômicas de seus produtos.

A ideia é que os alunos e professores das escolas preparem em sala de aula os produtos disponibilizados pela APTA e descubram se eles têm características que agradem aos consumidores comuns e, principalmente, aos chefes de cozinha e interessados em produtos gourmet. Exemplo são as batatas de polpa coloridas, em desenvolvimento no Polo Regional de Mococa, da APTA. “Além disso, são disponibilizados cogumelos de diferentes tipos, cafés e Plantas Alimentícias Não Convencionais”, afirma Daniel Gomes, pesquisador da APTA.

Segundo Gomes, a ideia é aproximar a pesquisa do universo gastronômico e contribuir para a formação profissional dos estudantes. “Um dos carros-chefes das pesquisas da APTA é o desenvolvimento de novas variedades de plantas. Os pesquisadores, porém, trabalham para que essas variedades sejam produtivas e resistentes a doenças, por exemplo. Com este projeto, queremos melhorar a interação entre pesquisadores e gastrônomos, para desenvolver variedades que agradem os consumidores mais exigentes”, explica.

A chefe de cozinha e professora da Etec, Danielle Blanquez Massa, conta que os alimentos utilizados no preparo dos pratos em sala de aula são levados pelos próprios alunos e que a parceria possibilita aos estudantes acesso a ingredientes diferenciados. “Muitos produtos são caros e, por isso, eram muito difícil trabalhar com eles. Pode parecer que são poucas pessoas que participam do projeto, mas o impacto disso na vida desses estudantes é enorme”, conta.

Convites profissionais

Um reflexo direto listado por Danielle é o convite profissional que dois estudantes receberam após participarem de eventos de alta gastronomia. A APTA mantém parceria com chefes de cozinha de renome e com a revista brasileira Prazeres da Mesa. A Agência participou ao longo desses dois anos de eventos organizados pela publicação, como a cerimônia “Melhores do Ano Prazeres”, considerado o Oscar da gastronomia brasileira, realizada em junho de 2017, e das edições de 2017 e 2016 da Semana Mesa SP, principal evento gastronômico da América do Sul.

“Esses eventos reuniram importantes chefes de cozinha, como Alex Atala, do D.O.M, Bel Coelho, do Clandestino, e Rodrigo Oliveira, do Mocotó. Nossos professores e alunos participaram da preparação de pratos servidos nos eventos com ingredientes disponibilizados pela APTA. Essa experiência é muito positiva, uma oportunidade de vivência do que é uma cozinha profissional, e também de mostrar nosso trabalho de pesquisa com diferentes ingredientes”, afirma Danielle.

Para a APTA, estar nesses eventos é uma forma de aproximar a pesquisa dos chefes de cozinha e gastrônomos do País. “Mostramos para eles o que a pesquisa agropecuária paulista tem a oferecer. Temos grãos de primeira qualidade, um dos maiores grupos de pesquisa em horticultura do País, só de pimenta, por exemplo, o Instituto Agronômico mantém uma coleção com 1.600 exemplares. É um universo riquíssimo”, explica Gomes.

20 professores treinados na área de nutrição e cozinha

140 alunos beneficiados cos cursos de nutrição e cozinha

4 eventos de alta gastronomia tiveram participação da APTA e da Etec

3.500 pessoas experimentaram os produtos da Agência nestes eventos

|Voltar|