APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Notícia

 

02/05/2018
Coordenador da APTA é homenageado durante cerimônia na Agrishow
Durante a abertura da 25ª Agrishow, o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Orlando Melo de Castro, foi homenageado “em reconhecimento ao seu dedicado saber e relevante contribuição ao agronegócio nacional”. A cerimônia de abertura da Agrishow ocorreu em 30 de abril de 2018, e contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Márcio França, do secretário de Agricultura e Abastecimento, Francisco Jardim, e de lideranças do setor dos agronegócios.

Em seu discurso, Castro dividiu sua homenagem a toda a Secretaria de Agricultura e ao Governo do Estado de São Paulo. “Estendo ainda esta homenagem a todos os Institutos de pesquisa da Secretaria, que fazem a diferença do agro brasileiro. Se o agronegócio brasileiro tem essa expressão citada por tantas vezes, por traz disso, tem os nossos institutos, as universidades e a Embrapa. Divido com os amigos e com a minha companheira de sempre, Lúcia Helena Signori Castro, também pesquisadora do IAC”, disse emocionado.

Castro comemorou ainda o crescimento da Agrishow. “Essa feira começou em 1994 e talvez tenha sido a primeira PPP entre o setor privado e público. Ao longo dos anos, os secretários de Agricultura trabalharam para a consolidação do evento em uma área do governo. A Feira é um sucesso!”, afirmou.

“Essa homenagem ao Orlando Melo de Castro orgulha a todos nós, servidores da Secretaria de Agricultura e nos incentiva a continuar o nosso trabalho”, disse Francisco Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Anualmente, a homenagem é conferida a uma personalidade ou ação que tenha prestado contribuições relevantes ao agronegócio brasileiro. Faz parte desta galeria nomes como Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Alckmin, Reinhold Stephanes, João de Almeida Sampaio, Allyson Paulinelli e Roberto Rodrigues.

Castro foi escolhido, segundo a organização do evento, por sua contribuição para a consolidação da Feira, considerada uma das maiores do mundo no segmento, e por sua trajetória dedicada ao agronegócio brasileiro como pesquisador e diretor do Instituto Agronômico (IAC), e como coordenador da APTA, desde 2008.

“Ser homenageado em uma Feira, como a Agrishow, tendo em vista os agraciados dos anos anteriores, me deixa muito satisfeito e emocionado. Nossa obrigação enquanto servidor público é servir e, por isso, não seria necessária homenagem alguma. Mas, talvez, eu tenha feito um pouco mais e, por isso, fico muito satisfeito. Esse reconhecimento nos estimula a continuar somando com os parceiros para o sucesso do agro paulista e brasileiro. Esta é a nossa função, nossa meta e nossa filosofia de vida”, afirmou.

O coordenador da APTA participa desde a primeira edição da Agrishow e, juntamente com outros pesquisadores do Instituto Agronômico, trabalhou para a consolidação e crescimento do evento. “No início tínhamos participação direta na organização, discutindo o que deveria ser levado e feito, além de auxiliar nas dinâmicas. O evento cresceu em importância e área e sua estrutura de organização foi se profissionalizando. Nesses 25 anos, procuramos facilitar e ajudar a organização porque sempre acreditamos na proposta da Agrishow”, contou.

Orlando Melo de Castro é natural de Assis, interior paulista, e formado em engenharia agronômica pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), turma de 77, mesma instituição que fez mestrado e doutorado. Ingressou como pesquisador científico no Instituto Agronômico (IAC), em 1978, na área de conservação do solo, atuando em sistemas de manejo do solo e plantio direto. Publicou 71 trabalhos científicos no Brasil e no exterior e participou de 19 congressos nacionais e internacionais. Na área administrativa, foi diretor da Divisão de Engenharia Agrícola do IAC (1993-95), diretor da Divisão de Estações Experimentais do IAC (1995-2001) e diretor-geral do IAC (2004-2008) e de 2008 até a presente data é Coordenador da Agencia Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Em setembro de 2017, assumiu a presidência do Conselho Nacional das Entidades Estaduais de Pesquisa Agropecuária (CONSEPA). Casado com Lucia Helena Signori Melo de Castro, também pesquisadora do IAC, tem uma filha, Letícia, médica veterinária.

|Voltar|