APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Notícia

 

14/06/2018
IAC participa do 13º Dia de Campo da Tangerina
Os pesquisadores do Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, participam do 13º Dia de Campo da Tangerina e do 21º Dia da Tangerina, que serão realizados no dia 15 de junho, na Capela Nossa Senhora de Fátima, em Mogi Mirim.

O evento abordará o manejo no campo, doenças e novas variedades da cultura, os profissionais do agronegócio e pesquisadores presentes participarão também de uma dinâmica em campo, no sítio Lagoa Bonita.

Dentre as palestras apresentadas, o pesquisador do Centro de Citricultura do IAC, Fernando Alves de Azevedo, abordará “Manejo de plantas daninhas em citros”, tema atual e pertinente, principalmente para os pequenos produtores. “Na oportunidade será abordado sobre a eficiência do uso de herbicidas em diferentes manejos de plantas de cobertura, destacando o uso da roçadora ecológica”, completa Azevedo. Além disso, se destacará a importância de se fazer a rotação de herbicida no campo, evitando-se resistências de algumas daninhas. O uso de herbicidas de diferentes modos de ação, ou em conjunto, também será destacado na palestra.

Rodrigo do Vale Ferreira, doutorando do Instituto, abordará aspectos dos sintomas do greening em tangerinas e o manejo da doença na propriedade. Ferreira explica que serão apresentadas as principais diferenças nas folhas e frutos de tangerina, que se diferenciam de outros cultivares. E também o aspecto de manejo da propriedade, onde será mostrada a grande importância do cuidado com plantios novos, monitoramento e controle do inseto vetor e a inspeção e erradicação de plantas doentes. “É importante um trabalho em conjunto com a vizinhança para diminuir fontes de bactéria e a população de psilídeos”, afirma Rodrigo.

Marinês Bastianel, pesquisadora do IAC e coordenadora do evento ministrará a palestra “Novas variedades de tangerina”, nela serão apresentadas informações sobre novas variedades de tangerinas de produção precoce a tardia. As tangerinas são as principais frutas, dentre os citros, na citricultura de mesa. Poucas variedades ainda são plantadas, tendo uma demanda cada vez maior de frutos que atendem o mercado exigente em qualidade com amplo período de produção e oferta. “A nova tangerina IAC 2019Maria, desenvolvida pelo Instituto, se adéqua às exigências do mercado, com suas qualidades físico-químicas, sendo uma excelente opção para o produtor”, explica Bastianel.

Serviço

13º Dia de Campo da Tangerina e 21° Dia da Tangerina

Data: 15 de junho de 2018

Horário: 8h00 às 16h00.

Local: Capela Nossa Sra. Fátima – Bairro Pederneiras - Mogi Mirim/SP

Mais informações: http://ccsm.br/eventos/dia-de-campo-da-tangerina/

Por Ana Cláudia Chagas (estagiária)

Assessoria de Imprensa – IAC

 

|Voltar|