APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Notícia

 

25/06/2018
APTA organizará Congresso Internacional de Vitivinicultura
Foi assinado nesta quarta-feira, 20 de junho, um termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), e a Market Press, empresa do setor de bebidas especializada na organização de eventos. O evento, realizado na sede da Pasta, na Capital, contou com a presença de Roberto Morais, deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Vitivinicultura Paulista; Claudio Góes, prefeito da Estância Turística de São Roque; e Daniel Miqueletto, presidente da Câmara Setorial da Uva e Vinho, vinculada à Secretaria, além de representantes do poder público e de entidades de classe, produtores rurais, pesquisadores e empresários ligados à cadeia produtiva do vinho. 

O secretário Francisco Sérgio Jardim afirmou que o Estado de São Paulo busca excelência em tudo que faz e ao decidir se tornar um grande produtor de vinhos de qualidade não seria diferente. Citando o SP Vinho, projeto iniciado há mais de uma década, que, associando conhecimento e investimento, conseguiu modificar o cenário de uma região conhecida pela produção dos piores vinhos do País, lembrou que os primeiros resultados já podem ser comprovados, e provados, pelos exemplares que as vinícolas Guaspari e Góes estão colocando no mercado. 

De acordo com os importadores, 90% do vinho consumido no Brasil vem do exterior, esse mercado movimenta cerca de R$ 1 bilhão, por ano. O Estado de São Paulo responde por grande parte desse montante. Sendo assim, a ideia de promover um encontro que reúna toda a cadeia produtiva do setor vitivinícola da América Latina, para fomentar os negócios deu origem a International Wine Trade Fair. Mas, de acordo com Eduardo Viotti, diretor da Market Press, empresa responsável pela organização da feira, o congresso internacional que permitirá o intercâmbio de conhecimentos entre os diversos elos do agronegócio vinho desde a produção de uvas, variedades, terroirs, até o comércio, importação e exportação, será a parte mais importante do evento, razão pela qual a APTA foi escolhida para dar a consultoria técnica. 

Adriana Verdi, assessora da APTA e especialista em uva e vinho, lembrou as primeiras discussões sobre vitivinicultura que deram origem ao diagnóstico e sugestão de políticas públicas visando a modernização do setor, além de estimular a criação da Câmara Setorial que se tornou seu principal fórum de discussão. O documento foi entregue ao coordenador da Frente Parlamentar. 

Também compareceram ao evento: Zoraida Lobato, diretora da Market Press; Andréa Figueiredo de Moura, fiscal federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); José Luiz Fontes, dirigente da Assessoria Técnica da Secretaria de Agricultura; Osvaldo Rodrigues Gomes, Eduardo Soares de Camargo e Carlos Henrique Paes de Barros, assessores da Pasta; Orlando Melo de Castro, coordenador da Apta; e Mara Fernandes Moura, diretora do Centro de Fruticultura do Instituto Agronômico (IAC). 

Por: Nara Guimarães

Fotos: Paulo Prendes (link: https://www.flickr.com/photos/agriculturasp/albums/72157695064229162)

Mais informações

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

(11) 5067-0069

|Voltar|