APTA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Notícia

 

28/06/2018
V Treinamento Prático sobre Cachaça Artesanal será realizado no Centro de Cana do IAC
O Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizará no dia 03 de julho, o V Treinamento Prático sobre Cachaça Artesanal, e no dia 04 de julho, o II Treinamento Prático de Produção de Melado, Rapadura e Açúcar Mascavo, ambos no Centro de Cana, em Ribeirão Preto. O curso de produção de cachaça abordará desde a escolha das variedades de cana-de-açúcar recomendadas para cada tipo de solo de acordo com a região, visita ao jardim varietal e também a produção e venda do produto final. A pesquisadora do IAC, Gabriela Aferri, afirma que os participantes receberão informações sobre a análise sensorial, fermentação e aula prática.

O treinamento tem recebido procura por produtores e apreciadores da bebida. Os pequenos produtores almejam com o curso uma oportunidade de aumentar a renda por meio da produção da bebida. “Durante as últimas edições do treinamento constatamos uma procura por informações de pessoas com perfis distintos. Há desde produtores procurando novas oportunidades de aumentar a renda como o de moradores de área urbana que querem produzir a própria bebida”, diz Gabriela.

Os participantes receberão informações sobre equipamentos, qualidade da matéria-prima, higienização do ambiente e o próprio processo de produção da cachaça, que conta com extração do caldo, filtração, diluição, tratamento térmico, fermentação e destilação. “A questão sensorial que engloba os aspectos de aromas, sensações, gosto e visual são de extrema importância para o reconhecimento de boa qualidade do produto”, afirma Valmira Cruzeiro, técnica em cachaça artesanal e instrutora no treinamento.

As vagas para os treinamentos são limitadas e tem o valor de investimento de R$ 150,00. Os participantes também receberão a publicação "A Cana além do Açúcar e do Etanol", que é material de apoio ao treinamento. Essa publicação aborda a produção de Mudas Pré-Brotadas (MPB), cachaça, açúcar, rapadura e também de cana forrageira, para alimentação animal. A obra é voltada para pequenos e médios canavicultores, que querem diversificar a produção e agregar renda a propriedade.

Serviço

V Treinamento Prático sobre Cachaça Artesanal


Data: 03/07/2018

Local: Rodovia Antonio Duarte Nogueira, km 321, Ribeirão Preto, Centro de Cana

Horário: 07h30 às 17h

Contato: (14) 3621-3439 / (14) 99775-7152

E-mail: valmira@iac.sp.gov.br

 

|Voltar|