Agrishow 2022: IZ apresenta primeiro sistema de produção animal que integra piscicultura de recirculação e aquaponia à pecuária

Aquapec traz inovação em sistemas integrados de piscicultura e pecuária

O IZ disponibiliza ao setor produtivo o primeiro sistema de produção animal que integra piscicultura de recirculação e aquaponia à pecuária, o Aquapec. Os resíduos da piscicultura intensiva (produção de pescado em tanques de recirculação de água) são aplicados na produção de grãos e forragens que servirão de alimentação aos animais. A cria de bezerro com forragem aquapônica de alta qualidade otimiza o uso da água e de fertilizantes convencionais, minimizando os impactos ambientais. O IZ mantém, em sua unidade de pesquisa em Ribeirão Preto, interior paulista, fazenda modelo e centro de difusão de tecnologias Aquapec. Durante a Agrishow 2022, o IZ manterá uma área com o sistema em funcionamento.

Sistemas Integrados de Produção Agropecuária podem ser visitados na Agrishow

Os Sistemas Integrados de Produção Agropecuária do IZ atuam na recuperação de pastagens degradadas e preveem o cultivo de pasto integrado com produtos agrícolas e até mesmo florestas. O IZ se destaca nessa área desenvolvendo projetos com uso de árvores de mogno africano e pastagens consorciadas. Os Sistemas Integrados possibilitam, assim, a produção de alimentos de origem animal e vegetal, em uma mesma área, em um único ano agrícola, gerando diversos benefícios. Os participantes da Feira poderão visitar a área que terá exemplares de capins, entre árvores de eucalipto, em um pequeno sistema representando a integração lavoura pecuária floresta. Neste espaço também estarão casas de abelhas, flores e hortaliças. Tudo isso utilizando o resíduo orgânico de fertirrigação do sistema Aquapec.