Agrônomos serão capacitados para certificação de banana
Data da postagem: 27 Março 2007
Com o objetivo de capacitar cerca de 40 engenheiros agrônomos, da iniciativa privada e poder público, acontece a partir desta terça-feira, dia 27, um curso de Certificação Fitossanitária de Origem Cultura da Bananeira.
O evento será realizado no auditório do Veneza Plaza Hotel, em Gurupi, cidade localizada a 245 quilômetros de Palmas, na região Sul do Estado. O treinamento seguirá até sexta-feira, dia 30.
Com o curso os profissionais poderão se credenciar junto a Adapec Agência de Defesa Agropecuária do Estado para emitirem o Certificado Fitossanitário de Origem (quanto à Sigatoka Negra e Moko da Bananeira, principais pragas da banana), documento necessário para que a Agência emita a PTV - Permissão de Trânsito Vegetal.
O chefe de núcleo de Avaliação e Controle da Adapec, Márcio Assunção, explica que em breve o Tocantins se tornará área livre da Sigatoka Negra, fazendo com que a demanda da emissão do certificado aumente significativamente. Com o CFO assinado por um engenheiro agrônomo, certificando que o produto está isento de Sigatoka e Moko da Bananeira, os fiscais da Adapec emitem a PTV e o produto pode ser transportado por todo o País, informou o engenheiro agrônomo.
Ainda de acordo com Assunção, a certificação da banana é de suma importância para a exportação do produto. O CFO também dá subsídios ao Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a emissão do Certificado Fitossanitário, que permite o transporte da banana para outros países, comenta.
Caso o produtor seja pego transportando bananas ou mudas da cultura, dentro do Tocantins, sem a Permissão de Trânsito Vegetal, ele estará sujeito às sanções previstas na legislação, que variam desde apreensão e destruição da carga à multa.
Curso
Além de aulas teóricas, os engenheiros agrônomos participantes, sejam do Ruraltins Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Seagro Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ou profissionais autônomos participarão de aulas práticas em propriedade rural próxima ao município de Cariri.
Contatos:
Coordenador de Sanidade Vegetal Raimundo Mariano 9228-3978
Chefe de núcleo da Adapec Márcio Assunção 9218-4356