APTA Regional de Colina realiza terceira edição do BeefDay – Ciência à favor do campo

Evento discutirá as principais tecnologias para aumentar a produtividade da pecuária

Depois de quatro anos de espera, os pecuaristas poderão participar da terceira edição do BeefDay – Ciência à favor do campo, organizado pela APTA Regional de Colina, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O evento, que será realizado em Colina, no interior paulista, em 17 de agosto, a partir das 7h, deve reunir pecuaristas de todo o Brasil e até do exterior para discutir a inovação, visando à melhora da produtividade da pecuária nacional. As inscrições são gratuitas e limitadas.

Segundo o diretor da APTA Regional de Colina, Flavio Dutra de Resende, o BeefDay é um dia de campo, que visa levar os resultados científicos gerados em instituições de referência, como a APTA de Colina, para os produtores rurais, em uma linguagem simples. “Queremos promover a inovação no campo com a ampliação do conhecimento técnico pelo intercâmbio com palestras e discussões especializadas. Vamos trazer alternativas tecnológicas fundamentas em estudos científicos focados em aumento da produtividade nos diferentes sistemas de produção de carne bovina”, afirma.

A APTA Regional de Colina é reconhecida nacionalmente como o “berço do Boi 7.7.7”, um sistema de produção de bovino de corte que está revolucionando a pecuária nacional. O sistema consiste na produção de um animal com dois anos e 21 arrobas no momento do abate. Atualmente, os produtores rurais levam cerca de três anos para produzir um animal de 18 arrobas,

No método preconizado pela APTA, o animal alcança sete arrobas na desmama, sete na recria e outras sete na engorda, derivando dai o nome Boi 7.7.7. “Além da produção precoce, a tecnologia pode aumentar em 30% os lucros dos pecuaristas”, explica Resende.

O conceito também é ideal para os pecuaristas produzirem o chamado “boi padrão China”, que em linhas gerais são animais de até 30 meses de idade e livres de doenças e restrições veterinárias. “O conceito do Boi 7.7.7 é ideal para os pecuaristas que querem exportar carne para a China, isso porque ele auxilia os produtores a produzir gados mais jovens e bem terminados, que é o gado buscado pelo país asiático”, explica o pesquisador da APTA.

O sistema é adotado amplamente por produtores de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Rondônia, principais regiões produtoras de gado de corte do Brasil.

Terceira edição

O BeefDay é organizado pela APTA Regional de Colina desde 2016. A segunda edição do evento foi realizada em 2018 e reuniu mais de 2.500 produtores rurais. “A terceira edição deveria ter ocorrido em 2020, mas por conta da pandemia de Covid-19, tivemos que adiar. Será um momento muito bom para reunirmos toda a cadeia produtiva da pecuária e discutirmos assuntos importantes para o setor”, afirma Resende.

BeefDay – Ciência à favor do campo

Data: 17/08/2022