APTA Regional e Unesp formam parceria em Pesquisa e Tecnologia

Abrangendo diversas regiões do estado, convênios devem trazer compartilhamento de conhecimentos e beneficiar produtores e estudantes

A APTA Regional, instituição de pesquisa vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, firmou parceria de uma série de cooperações técnico-científicas com a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), em 31 de março, em evento realizado na Secretaria de Agricultura, na capital paulista. A iniciativa deve trazer interação em pesquisa, tecnologia e transferência do conhecimento.

“O que esperamos dessa parceria é uma maior integração em ciência e tecnologia entre as instituições”, aponta o diretor geral da APTA Regional, Daniel Gomes. Além de atividades conjuntas em projetos de pesquisa, a proposta é trazer estudantes dos cursos da Unesp voltados às ciências agrárias para conhecer e participar de atividades nas Unidades da APTA Regional. “Buscamos também a transferência de tecnologias aos produtores rurais e a oportunidade de proporcionar aprendizado prático aos estudantes de graduação e pós-graduação, por meio da vivência em nossas Unidades de Pesquisa”, complementa Gomes.

Firmada junto à Reitoria da Unesp, a parceria deverá incluir diversos campi da Universidade, que atuarão junto a Unidades da APTA Regional geograficamente relacionadas. A iniciativa foi formalizada com a assinatura do primeiro convênio, envolvendo a Unidade de Pesquisa de Ubatuba. Nessa etapa, um dos focos serão as pesquisas com agroecologia no litoral norte de SP.

O diretor geral afirma que o desejo é realizar um verdadeiro intercâmbio, trazendo professores da Unesp para atuar junto às Unidades da APTA Regional e levando os pesquisadores científicos do órgão da Secretaria de Agricultura para dentro da Universidade. “As duas entidades possuem muito em comum, pois são Instituições de pesquisa espalhadas por todo o Estado”, defende Gomes. Ele lembra que a Unesp é a universidade pública mais descentralizada de SP, perfil semelhante ao da APTA Regional no segmento agro, com dezoito Unidades de Pesquisa estrategicamente posicionadas nas diferentes regiões do território paulista.

Por Gustavo Steffen de Almeida
Assessoria de Imprensa APTA