APTA Regional realiza I Encontro Regional de Restauração Florestal do Noroeste Paulista

Nesta quinta-feira, 18, a partir das 8h, a APTA Regional de Pindorama, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza o I Encontro da Restauração Florestal do Noroeste Paulista. Na ocasião ocorre também a I Feira da Restauração. O evento conta com presença de gestores públicos, comunidade científica e representantes de diversos grupos da sociedade.

A pesquisadora da APTA Regional Maria Teresa Vilela Nogueira Abdo conta que o Centro de Estudos Agroambientais Pindorama (CAPIN) é parceiro do evento e apresentará o trabalho de restauração que vem realizando. O CAPIN plantou 70 hectares de floresta nos municípios de Nova Granada e Olímpia com recurso do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recurso Hídrico) repassado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande.

Maria Teresa ressalta que as verbas para esses projetos podem ser pleiteadas todos os anos, sendo de muita importância que a sociedade saiba disso e participe nos Comitês de Bacias. No evento, será lançado o livro "Caderno da Restauração" que além de falar sobre as bases e necessidades da restauração, trará informações sobre 57 espécies nativas que podem ser usadas nesses trabalhos.

Aliar produção e preservação para um presente e futuro sustentáveis

A forma como se deu a exploração dos recursos naturais pelo homem por muitas décadas se mostra equivocada nos dias de hoje de diversas formas: pelas drásticas mudanças climáticas, fragilização dos nossos fragmentos florestais, comprometendo a biodiversidade e recursos hídricos, e pelo desencadeamento de problemas nas áreas rurais que dificultam o estabelecimento humano em seus diversos contextos. Frente a essas questões, uma nova abordagem de agricultura, a manutenção e restauração de nossas florestas são temas muito atuais, aliando preservação, produção e renda. Nesse contexto, a restauração florestal é um tema recorrente tanto no meio acadêmico quanto no ambiente rural.

Nesse sentido, o evento conta com várias atividades, além de palestras. A feira instalada no local reúne várias instituições que trabalham com espécies nativas, mostrando como a biodiversidade é rica e pode ser explorada em diversas formas: científica, social e artística. Durante todo o dia, serão apresentados produtos como obras de arte, gastronomia, cosméticos etc. Destaque especial para a exposição “Fragmentos naturais, novas possibilidades”, da artista visual Gisele Faganello, que apresenta trabalhos de design com curadoria do arquiteto e artista plástico Maércio Bidóia. São colares decorativos que priorizam o uso das sementes, focando assim na sustentabilidade. Também reúne peças decorativas de papier maché adornadas com sementes.

A cantora Cida Ajala se apresenta ao lado de 2 violeiros, vindos do Oeste do Estado. A Banda Sinfônica de Catanduva será representada pelo saxofonista Gabriel Oliveira.

Entidades convidadas a participarem do projeto: ARCOS, UNIFIPA, CATI, Instituto Agronômico (IAC-APTA), Instituto Federal, Depto. de Meio Ambiente de Catanduva, GEOAPIS, Centro Universitário de Adamantina, AAMA (Associação dos Amigos dos Mananciais- Rio Preto) e UNIARA.

Empresas que participam do projeto: Caminhos da Semente e CONHIDRO

Destaque também para o “Cardápio da Restauração”, servido durante o evento. Contará com menu composto de guloseimas diferenciadas: Ora pro nobis, jatobá, caruru, pinhão, baru, urucum, cará, arroz preto, feijão guandu, juçara com banana, doce de cambuci e castanhas brasileiras.

SERVIÇO:

I Encontro da Restauração Florestal do Noroeste Paulista