bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Capim Aruana do IZ se mostra excelente opção de forrageira para sistemas integrados de produção agropecuária

Instituto realiza webinar para discutir o uso sustentável do Aruana, que ganha cada vez mais espaço entre os produtores

Resultados preliminares de pesquisas desenvolvidas pelo Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, mostram que o uso do capim Aruana em consórcio com a soja aumentou a massa seca das plantas de soja e reduziu a incidência de plantas daninhas em 55% em relação à soja solteira. No caso o milho, o uso do capim Aruana no consórcio reduziu a incidência de daninhas em 47% e aumentou a produtividade do grão em três sacas por hectare em relação ao milho solteiro obtendo também maior produção do que o milho consorciado com a Brachiaria ruziziensis, considerada padrão de uso nesses consórcios, segundo a pesquisadora do IZ, Karina Batista. Os resultados mostram que o Aruana, desenvolvido pelo Instituto em 1989, é uma excelente opção para o cultivo em sistemas integrados de produção no Brasil.

Esses resultados, assim como atualizações no uso do capim Aruana serão discutidos durante o webinar “Uso Sustentável de Capim Aruana em Sistemas de Produção Animal”, que será realizado em 03 de dezembro, às 9h, pelo Youtube da Fundag.

De acordo com pesquisadores do IZ, o aumento da área de sistemas integrados no Brasil tem demandado a busca por alternativas de produtos e processos de produção para essas áreas.

Além de se mostrar interessante para uso em sistemas integrados de produção de animais e grãos, o Aruana também se apresentou uma alternativa de gramíneas forrageiras para uso em integração com florestas “Ele tem média tolerância ao sombreamento e tem sido utilizado em áreas de sistema silvipastoril com ótimos resultados de produção animal em integração com diversas espécies de árvores como eucalipto, acácia-negra, canafistula, louro, dentre outras”, afirma Cristina Maria Pacheco Barbosa, pesquisadora do IZ.

IZ agrupa novas informações sobre Aruana e entrega pacote tecnológico ao setor produtivo

O capim Aruana foi lançado pelo IZ na década de 80, porém, ao longo de todos esses anos as pesquisas continuaram e atualizações sobre o uso dessa gramínea foram sendo transferidas ao setor produtivo. A forrageira tem seu uso consolidado para produção de ovinos, caprinos e equinos sendo um capim produtivo, com alto valor nutritivo e de fácil consumo pelos animais. Também está sendo utilizado por bovinos com excelente desempenho animal, de acordo com os pesquisadores.

“Porém, ainda faltam informações para aprimorar o manejo de pastejo deste capim bem como seu uso em sistemas integrados de produção. As tecnologias geradas pelo IZ e transferidas aos técnicos e produtores rurais irão possibilitar um ganho expressivo de produtividade animal e maior perenidade dos pastos”, afirma Luciana Gerdes, pesquisadora do IZ.

Atualmente, o Instituto agrupou as mais recentes tecnologias geradas e agora transferirá todo esse conhecimento a técnicos e produtores rurais, buscando subsidiar maiores produções de forragem e animal mantendo a sustentabilidade das pastagens.

“As tecnologias geradas pelo Instituto de Zootecnia e instituições parceiras sobre capim Aruana chegam ao produtor rural e impactam positivamente a produção de forragem dos pastos, desempenho animal e sustentabilidade das pastagens reduzindo problemas de degradação e aumentando a produtividade do sistema”, explica Cristina.

As atualizações e recomendações de uso de pastagens são levadas pelo IZ ao produtor rural por meio de manuais, boletins técnicos, artigos, dias de campo e visitas técnicas.

De acordo com as pesquisadoras do IZ, recentemente foram publicados artigos em tradicionais revistas científicas pela equipe de cientistas do Instituto sobre o manejo do capim Aruana com importantes informações sobre esse cultivar quanto à altura de entrada em pastos sob lotação rotacionada e consorcio com leguminosas forrageiras. Além desses artigos, projetos de pesquisa financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) estão sendo desenvolvidos no Instituto com foco no capim Aruana, em consórcio com leguminosas forrageiras sob pastejo e outros em integração com lavouras de milho e soja e os resultados vão subsidiar novas recomendações de uso desse capim.

Entregas tecnológicas

A disponibilização dessas tecnologias ao setor produtivo consiste em mais uma entrega tecnológica do IZ. Até 2022, os seis Institutos e 11 Polos Regionais de pesquisa ligados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) entregarão ao setor produtivo 200 tecnologias nas áreas de agricultura, zootecnia, pesca e aquicultura, sanidade, processamento de alimentos e indicadores econômicos. A meta é disponibilizar 50 soluções tecnológicas em 2021.

SERVIÇO
Webinar Uso Sustentável de Capim Aruana em Sistemas de Produção Animal
Data: 03/12/2021
Horário: 9h
Transmissão: Youtube da Fundag

Por Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa – APTA
fdomiciano@sp.gov.br
gsalmeida@sp.gov.br

Notícias por Ano