bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

IAC participa de evento sobre novas normas para produção de mudas de café no Estado

Referência na cafeicultura nacional e internacional, o Instituto Agronômico (IAC) contribuiu com a transferência de tecnologias e conhecimento durante o evento Novas Tecnologias para a Produção de Mudas e Plantio de Café, realizado nesta quinta-feira, 4 de novembro de 2021, em Franca, interior paulista. O seminário contou com o apoio da CATI/CDRS, Instituto Biológico (IB) e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária. O diretor-geral do IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell, participou do evento em que dois pesquisadores do Instituto palestraram ao público.

O cientista do IAC, Oliveiro Guerreiro Filho, falou sobre o novo porta-enxerto de café com resistência múltipla a nematoides, que está em estudos no Instituto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. O pesquisador Matheus Cipriano abordou a ação de microorganismos promotores de crescimento em mudas de café.

“Nosso trabalho como cientistas e divulgadores de tecnologias somente faz sentido quando os resultados das pesquisas chegam aos destinatários, àqueles que adotam esses recursos tecnológicos para tornar seu negócio rentável economicamente e viável do ponto de vista ambiental. É o caso do uso de microorganismos em mudas de café; produtos biológicos que podem permitir melhor crescimento vegetativo ao cafeeiro e, consequentemente, contribuir com a atividade econômica dos cafeicultores”, comenta Landell.

A Secretaria de Agricultura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, publicou novas normas para produção de mudas de café no Estado de São Paulo, que entrarão em vigor a partir de janeiro de 2022. Essa normatização envolve, basicamente, a produção de mudas em substratos, como já ocorre em citros, por exemplo, a fim de disponibilizar mudas sadias livres de nematoides. O evento foi focado na divulgação das tecnologias que envolvem essa produção de mudas em conformidade com a norma.

Por Carla Gomes
Assessoria de Imprensa - IAC

Notícias por Ano