bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Instituto de Economia Agrícola promove roda de conversa sobre sociobiodiversidade

Evento online vai debater aspectos da produção e comercialização de produtos da sociobiodiversidade em São Paulo e sua contribuição para a agricultura sustentável

O Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, promove, nos dias 22 e 23 de novembro, a Roda de Conversa: Desafios e Potenciais da Sociobiodiversidade no Estado de São Paulo. A iniciativa é realizada junto com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, e conta com apoio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), também da Pasta de Agricultura. O evento online, aberto ao público e gratuito, é parte das comemorações do aniversário de 80 anos do IEA, órgão da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

Na Roda de Conversa, além de pesquisadores dos dois Institutos de Pesquisa paulistas e técnicos da Cati, estarão presentes especialistas de outras instituições, representantes de agricultores e lideranças regionais envolvidas com os temas da sociobiodiversidade, agricultura e sustentabilidade. A proposta é debater dois aspectos centrais: produção e comercialização dos produtos nativos da Mata Atlântica de SP . “Este evento pretende estimular os diálogos com diferentes atores da sociedade (agricultores, técnicos, pesquisadores) para pensarmos juntos o futuro da agricultura que seja sensível às questões sociais e de preservação da biodiversidade”, diz a pesquisadora do IEA Soraia de Fátima Ramos, que integra a organização.

Conforme aponta a pesquisadora, apesar de a sociobiodiversidade ser peça chave no debate que visa o uso econômico sustentável dos recursos naturais e a promoção dos sistemas agroalimentares saudáveis, a cadeia produtiva relacionada a esses produtos é pouco estruturada. “Hoje não há dados e estatísticas de produção, informações sobre perspectivas de mercado ou de políticas públicas disponíveis, que possam estimular e nortear as decisões dos produtores”, alerta Soraia. De acordo com ela, a Roda de Conversa vem justamente no sentido de contribuir para o preenchimento de algumas dessas lacunas. No primeiro dia do evento, a organizadora conta que os convidados terão por foco debater os desafios, potenciais e oportunidades relacionados à produção de produtos da sociobiodiversidade. No dia seguinte, o objetivo será discutir aspectos da comercialização desses produtos.

“A expectativa é que os diálogos de nossas instituições com agricultores e agricultoras, técnicos de instituições parceira renomadas, como a Conab e Embrapa, além da participação aberta ao público em geral, ajudem a responder a algumas das indagações e demandas da sociedade e colaborem para o aperfeiçoamento ou criação de políticas públicas para o setor”, explica a especialista. Soraia defende que é papel das instituições científicas fomentar discussões relevantes para a sociedade, assim como estar presente em todo o processo de construção do conhecimento a elas relacionado. “A ciência deve estar à frente, investigando temas emergentes e transversais para colaborar com a segurança alimentar e nutricional, gerar renda no campo e na cidade, promover o desenvolvimento territorial e, ao mesmo tempo, promover a preservação dos nossos ecossistemas”, conclui a pesquisadora do IEA.

Para conhecer todos os participantes, a programação completa e se inscrever, acesse https://www.even3.com.br/sociobiodiversidade/. Haverá certificado de participação aos inscritos.

 

SERVIÇO

Roda de Conversa: Desafios e Potenciais da Sociobiodiversidade no Estado de São Paulo

Data: 22 e 23 de novembro de 2022

Horário: 14h às 17h

Modalidade: Online, com transmissão pelo Youtube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (https://www.youtube.com/@agriculturasp)

Inscrição: https://www.even3.com.br/sociobiodiversidade/

 

Por Gustavo Almeida

Assessoria de Imprensa APTA

gsalmeida@sp.gov.br

Notícias por Ano