bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Instituto de Pesca lança Projeto Valoriza Pesca

Lançamento ocorreu na última quarta-feira, em um evento em Santos – SP

Santos, 30 junho de 2022 – O Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promoveu evento de lançamento do Projeto Valoriza Pesca, em 29 de junho, quarta-feira, no Museu de Pesca. Durante o evento foram apresentados os objetivos e benefícios do projeto à comunidade de pescadores.

O Valoriza Pesca faz parte do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) assinado pela empresa Ultracargo, após um incêndio em seus tanques de combustível em 2015, que contaminou a água do Estuário de Santos, São Vicente e Cubatão, prejudicando as atividades de várias comunidades, entre elas a pesca artesanal.

O Projeto terá duração de 32 meses e será realizado nos seguintes municípios e nas comunidades de Bertioga (Canal de Bertioga), Cubatão (Vila dos Pescadores), Guarujá (Vicente de Carvalho, Sítio Cachoeira, Santa Cruz dos Navegantes, Praia do Góes, Rio do Meio, Guaiúba, Astúrias e Sítio Conceiçãozinha), Praia Grande (Canto Forte), Santos (Ilha Diana, Monte Cabrão e Caruara) e São Vicente (Rua Japão).

Por meio de um olhar atento, técnico e humano, o Projeto analisará os desdobramentos sociais, ambientais e econômicos da pesca artesanal. Os resultados dessas informações e análises darão subsídios para políticas públicas e construção de conhecimentos, aos pescadores e às comunidades, para que a atividade da pesca artesanal seja valorizada e reconhecida.

Além do lançamento e da apresentação do Projeto, o evento contou com a presença de Flávia Maria Gonçalves, promotora do Ministério Público de São Paulo, e de José Donizetti M. Daloia, promotor do Ministério Público Federal, responsáveis pelo TAC, que foram recebidos pela diretora do Instituto de Pesca, Cristiane Neiva, e sua equipe.

O Instituto de Pesca

O Instituto de Pesca tem 53 anos e é uma instituição de referência em pesquisa científica e tecnológica que desenvolve projetos nas áreas de Pesca, Aquicultura e Recursos Hídricos. Está vinculado à Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e visa obter e transferir tecnologias, construir e compartilhar conhecimentos destinados à melhoria do agronegócio do pescado e da qualidade animal e ambiental.

Leia outras informações sobre o Projeto clicando aqui.

Por Miriam Lopes

==========================================

Informações sobre o projeto

MI Consultoria em Comunicação

Contatos:

valorizapesca@micomunicacao.com.br

(11) 98224 7614

(11) 99729 7002

Notícias por Ano