bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

IZ destaca no Dia Mundial do Leite as análises para certificação do leite A2

Pesquisa visa garantir uma produção de leite mais digestível para pessoas com sensibilidade a beta casomorfina 7


Comemorado desde 01 de Junho de 2001, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Leite tem o objetivo de incentivar o consumo de lácteos, alimento de alto valor nutricional: rico em lipídios (gordura), carboidratos, proteínas, sais minerais, vitaminas, cálcio e fosforo. Para ampliar esse consumo, o Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza, em seu Laboratório de Genética, análises do leite A2 para certificação doo produto.


A partir das análises realizadas no Laboratório de Genética do IZ é possível fazer certificação do leite A2, bem como orientar o produtor rural na formação de rebanho de vacas leiteiras que produzem apenas o leite A2.


O Laboratório de Genética do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Genética e Biotecnologia do IZ desenvolveu uma metodologia que permite a identificação de vacas que produzem leite tipo A2.

“O leite A2 é um leite de mais fácil digestão para as pessoas que apresenta algum grau de intolerância à beta casomorfina 7 (BCM-7), que é um produto da digestão da beta caseína A1, sendo uma opção para ingestão de produtos lácteos por essas pessoas”, relata Anibal Eugênio Vercesi Filho, diretor do CPD Genética e Biotecnologia do IZ.

Mutação do alelo A1

Constituindo um alimento fundamental para formação e manutenção dos ossos, formação e manutenção dos tecidos, além de favorecer a visão, crescimento, processos imunológicos, reprodução, e saúde da pele.
Há muitos relatos de pessoas que não consumem o leite por ter alguma dificuldade na sua digestão. Entre as pessoas com intolerância ao leite há um grupo de pessoas que possuem intolerância a beta casomorfina 7 (BCM-7), que é um produto da digestão da beta caseína A1. A presença do alelo A1 da beta caseína está associada a possíveis problemas de inflamação das mucosas gástricas e intestinais neste grupo de pessoas.

Vale ressaltar que existem pessoas com intolerância a outras substâncias do leite, como a lactose. Para estas pessoas o leite A2 não resolveria o problema. O leite A2 melhora a digestibilidade apenas para o grupo de pessoas com intolerância à beta casomorfina 7 (BCM-7).
O alelo A1 é uma mutação do alelo A2 e há animais que não sofreram esta mutação e só produzem beta caseína A2.

Notícias por Ano