IZ recebe reunião da Comissão de Sementes e Mudas de São Paulo

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, sediou, em Nova Odessa (SP), a Reunião da Comissão de Sementes e Mudas de São Paulo (CSM-SP), colegiado ligado à Superintendência Federal de Agricultura no Estado (SFA-SP). A reunião técnica, que ocorreu no dia 16 de março, discutiu a atualização de normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) envolvendo a produção, o armazenamento, a distribuição e o comércio de mudas e sementes. Na ocasião a Comissão também visitou a Unidade Experimental de Forragicultura e Pastagens do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Pastagem e Alimentação Animal do IZ.

A pesquisadora do IZ e diretora do Centro, Luciana Gerdes, falou sobre os diversos projetos de pesquisa que visam a identificação e desenvolvimento de plantas forrageiras e seus usos estratégicos, com potencial de mitigação dos Gases de Efeito Estufa e resilientes em relação às mudanças climáticas. Os estudos avaliam os efeitos do consórcio entre plantas forrageiras (pastos consorciados e multiespécies) e também os sistemas integrados de produção agropecuária, onde ocorre consórcio entre pastos e lavouras e/ou pastos e árvores, gerando ambientes biodiversos e mais sustentáveis. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os campos experimentais de gramíneas e leguminosas e o Banco Ativo de Germoplasma - BAG, que estuda e preserva grande diversidade de espécies forrageiras tropicais. O BAG conta com cerca de 2000 genótipos de plantas forrageiras armazenados em sementes e pode contribuir para o aumento da diversidade nas pastagens e fornecer, no futuro, plantas que contribuam para preservação ambiental. O pesquisador do IZ Waldssimiler T. de Mattos, atualmente curador do BAG e diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto (NIT-IZ), ressaltou a importância da parceria público-privada, pois o modelo aproxima a pesquisa do setor produtivo, permitindo a inserção de novas tecnologias no mercado e melhorando a qualidade dos serviços públicos oferecidos à sociedade. Além disso, proporciona vantagens como difusão do conhecimento, qualidade na prestação de serviços, capacidade de investimento, inovação entre outras.

A Comissão

A CSM-SP reúne instituições de ensino, de pesquisa, de fiscalização, de extensão rural e do setor regulado. Além do IZ, representado por Gerdes e Mattos, fazem parte da Comissão da SFA-SP/Mapa: Serviço de Fiscalização de Insumos e Sanidade Vegetal (Sisv); Embrapa Pecuária Sudeste; Associação Nacional Grama Legal; Conab (regional de São Paulo); Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA); Instituto Agronômico (IAC-APTA); Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA); Instituto Biológico (IB-APTA); Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati); Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/Usp); Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM); Associação Nacional dos Produtores de Sementes (ANPROSEM); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faesp/Senar); Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Estado de São Paulo (Fetaesp); e Organização Paulista de Viveiros de Mudas de Cítricas (Vivecitrus).

Por Alexandra Cordeiro