Pescado cultivado ganha força no interior do estado de SP com a Aquishow Brasil

Secretário de Agricultura e ministro da Pesca prometem unir esforços para o desenvolvimento da aquicultura paulista

“Um evento destes se desenvolve com grandes parceiros e aqui temos diversos – associações, empresas, governos municipal, estadual e federal”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo da Peixe-SP e organizador do evento, Emerson Esteves, logo na abertura da Aquishow, que teve início ontem, 23 de maio e vai até quinta-feira, 25, em São José do Rio Preto, no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A presidente executiva da Peixe-SP e coordenadora da Feira, Marilsa Fernandes, falou dos principais desafios desta edição, as conquistas até o momento e suas metas “em tornar o evento um dos cinco maiores do mundo no setor de pescado no Brasil”.

Cristiane Neiva, diretora do Instituto de Pesca, reforçou a importância do pescado como uma das proteínas mais consumidas e comercializadas no mundo e que sem dúvida nenhuma o Aquishow é hoje o principal evento de fomento à cadeia produtiva da aquicultura. “Estamos muito contentes em receber e continuar recebendo a Aquishow, aqui no Pesca. Damos as boas-vindas a todos nesse espaço que recepciona o Aquishow, que é Centro de Pesquisa do Pescado Continental do Pesca”, afirmou.

A representante do Sebrae, Iroá Arantes, parabenizou a todos os representantes presentes, principalmente os organizadores, em nome da Marilza. “Vocês trouxeram um evento que veio de Santa Fé do Sul. Um evento que cresce e fortalece a cadeia produtiva do pescado. “É através do desenvolvimento dos negócios que conseguimos que a economia cresça no município e na região. ”

O Secretário da Agricultura, Antonio Junqueira, comentou que iniciaram a manhã com uma conversa muito positiva, entre as três esferas políticas, e reforçou que o gabinete estará sempre de portas abertas para o diálogo. “Não faltará parceria. O setor será olhado muito de perto por nós. Vamos fazer a Aquishow de Rio Preto um dos maiores eventos do país, assim como fazemos na Agrishow. ”

“Respeito e dignidade aos cidadãos apoio aos pequenos produtores – podem contar com a Secretaria Estadual de Agricultura”, afirma Junqueira, ao reiterar a fala do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Edinho Araújo, prefeito de Rio Preto, falou de sua alegria de receber as duas figuras políticas brasileiras, o ministro da Pesca e o secretário da Agricultura. “Continuem tendo fé e resiliência! Estamos na maior região de criação de tilápia e tanque de rede do país. ”

Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, iniciou sua fala abordando a relevância da coesão dos três poderes públicos agindo conjuntamente para integração e fortalecimento da atividade e destacou ações como a inclusão do pescado na alimentação escolar. “Esta ação possibilita criar o hábito do consumo do produto pelas crianças”, enfatizou.

Ele ainda mencionou sobre a organização de todas as frentes no recém-criado Ministério da Pesca e Aquicultura, que estará voltado as principais demandas da atividade no país.

O secretário municipal de Agricultura destacou a importância da cadeia produtiva, que começa a ter uma engrenagem funcionando – esferas municipal, estadual, federal estão juntas. “Um grande modelo hoje está em vigor, oferecemos, por dois meses no ano, o filé de tilápia no cardápio escolar”, declarou Pedro Pezzuto.

Secretaria de Agricultura

Após a abertura do evento, o secretário Antonio Junqueira, juntamente com o ministro e o prefeito de Rio Preto, inaugurou uma das três obras do Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental do IP – o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Alimentos para Organismos Aquáticos. A ação demonstra todo o empenho da Secretaria no aporte à estrutura de pesquisa voltada ao segmento da aquicultura em São Paulo.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo está representada na Aquishow 2023 pelas suas coordenadorias: Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) – por meio dos institutos de Pesca (IP), que é coorganizador do evento, Agronômico (IAC), Biológico (IB) e de Zootecnia (IZ), além da Apta Regional de Pindamonhangaba –; de Assistência Técnica Integral (CATI) e de Defesa Agropecuária (CDA). O Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), vinculado ao gabinete do secretário, também estará presente em todos os dias da feira

A Feira

A Aquishow Brasil é realizada pela PeixeSP (Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União), em parceria com a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Por Lisley Silvério

Secretaria de Agricultura e Abastecimento