Qualidade do leite é tema de próximo treinamento do Prosaf no Vale do Paraíba

Evento de unidades de pesquisa da Secretaria de Agricultura de SP será híbrido e acontecerá em 09 de novembro, às 19h

A qualidade do leite em bovinos será tema do próximo treinamento do Programa de Sanidade e Agricultura Familiar (Prosaf), realizado pelo Instituto Biológico (IB-APTA) e APTA Regional de Pindamonhangaba, instituições ligadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O evento híbrido ocorrerá em 09 de novembro, a partir das 19h. O treinamento presencial será realizado em Taubaté, na sede da Cooperativa de Laticínios do Médio Vale do Paraíba (COMEVAP). Os interessados em assistir as palestras online devem acessar o canal de Youtube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (clique aqui). Em novembro, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP completa 130 anos.

O Prosaf visa levar informações e treinamento a pequenos e médios produtores a partir de suas demandas na área de sanidade animal e vegetal. Nesta edição, cerca de 40 técnicos e produtores de leite devem participar do evento presencial, que seguirá todos os protocolos estabelecidos para conter a disseminação da Covid-19, como o uso de máscaras e distanciamento social. As inscrições para participação presencial devem ser feitas pelo telefone (12) 99136-2270 com Sandra.

Durante o evento, os pesquisadores do IB e da APTA Regional discutirão com os produtores sobre os resultados da pesquisa no Vale do Paraíba em sanidade das vacas leiteiras, como mastite e a Leucose Enzoótica Bovina interfere na produção de leite e os resultados de pesquisa em controle de carrapato na região. Esta edição do evento conta com o apoio da COMEVAP e da Ourofino Sanidade Animal.

Prosaf

O Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf) é organizado pelo Instituto Biológico em parceria com a APTA Regional, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS), cooperativas e associações de produtores. O objetivo é desenvolver ações em curto, médio e longo prazo para transferir conhecimento e gerar tecnologias nas áreas de sanidade animal, vegetal e ambiental, atendendo a demanda dos pequenos produtores rurais.

Criado em 2009, o programa já treinou mais de três mil pessoas em diversos municípios paulistas. "Nosso foco é promover a sanidade e a sustentabilidade da agricultura familiar. Os pequenos e médios produtores têm um papel muito importante para a produção de diversos alimentos que chegam à mesa da população. Sabemos, porém, que esse público carece de tecnologias adaptadas às suas condições, por isso, o Prosaf busca compartilhar conhecimento para melhorar a produção e, consequentemente, a qualidade de vida desses agricultores", afirma Antonio Batista Filho, pesquisador do IB e um dos coordenadores do programa.

Prosaf – Qualidade do leite em bovinos
Data: 09/11/2021
Endereço: COMEVAP – Rod. Oswaldo Cruz, s/n, Jardim Julieta – Taubaté (SP)
Inscrições (evento presencial): (12) 99136-2270.
Transmissão online: Youtube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP

Por Fernanda Domiciano