Repositório institucional do IB chega a marca de mil documentos científicos armazenados

Publicações científicas dos pesquisadores e alunos de pós-graduação do Instituto podem ser acessadas de forma gratuita e livre por toda população

Mais de mil trabalhos técnicos e científicos produzidos pelo Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, estão acessíveis ao público. Lançado em 06 de fevereiro de 2020, o repositório institucional do IB atingiu a marca de mil registros em setembro de 2021. Na prática, a ferramenta possibilita que os cidadãos e outros pesquisadores tenham acesso facilitado aos resultados de pesquisas desenvolvidas no Instituto. As produções podem ser acessadas em http://repositoriobiologico.com.br/jspui/

De acordo com Roberto Tadeu da Silva, diretor do Núcleo de Informação e Documentação do IB, o repositório do Instituto está alinhado com as políticas para acesso aberto às publicações científicas resultantes de auxílios e bolsas concedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “Alcançamos assim o objetivo de reunir a produção científico-tecnológica e ampliar a visibilidade e inovação, aliada ao propósito de preservação da memória institucional”, afirma.

Só neste ano, o repositório do IB teve mais de dois mil acessos, realizados a partir do Brasil, Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido, Israel, China, Alemanha, Hong Kong e Turquia. Ao todo, foram depositadas no ambiente online 831 publicações produzidas por pesquisadores e alunos de pós-graduação do IB em 2021. Em 2020 foram inseridos 183 documentos.

O que é um repositório institucional?

Os repositórios institucionais têm o objetivo de disponibilizar em um único local as informações de acesso aberto e público da produção científica e tecnológica do Instituto. “A comunicação e o acesso aos resultados de projetos de pesquisa precisam ser plenos e sem restrições, já que a ciência é considerada um bem público”, explica Ana Eugênia de Carvalho Campos, diretora-geral do IB.

Estão disponíveis no repositório os boletins, comunicados, documentos técnicos e livros de autoria dos pesquisadores e técnicos, além das dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas pelos alunos de Pós-Graduação em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio do Instituto.

Também estão acessíveis os artigos em livre acesso publicados pelos pesquisadores em revistas científicas do Brasil e do exterior e as referências dos artigos que se encontram com o acesso regulamentado e fechado, que não podem ser disponibilizados em respeito de direitos autorais.

“O repositório é um sistema vivo, portanto em transformação, de forma que receberá a inserção de novos documentos, coleções e funcionalidades, contribuindo para a preservação da história institucional e para o desenvolvimento científico e inovação no âmbito do negócio agrícola”, afirma Tadeu da Silva.

De acordo com o movimento Ciência Aberta (Open Science), os repositórios institucionais são estratégicos para tornar a literatura científica disponível na internet de forma gratuita e sem restrições de acesso, proporcionando maior visibilidade à produção de universidades e instituições de ciência.

Por Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa – APTA