bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Reúso e reciclagem de embalagem é foco de bolsa de pós-doutorado oferecida pelo Ital

Inscrições para processo seletivo vinculado ao projeto CCD Circula se encerram em 23 de junho

O Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) recebe inscrições até 23 de junho para bolsa de pós-doutorado focada em tecnologia de reúso e reciclagem, vinculada ao CCD Circula, Centro de Ciência para o Desenvolvimento que lidera com financiamento público-privado. Esse é o terceiro processo seletivo de bolsista para o CCD liderado pelo Ital, sendo o primeiro com atividades a serem desenvolvidas no próprio Instituto, em Campinas, que é vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Com duração de 48 meses e valor mensal de R$ 8.479,20, a bolsa é oferecida através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para o desenvolvimento de projeto dedicado a reciclagem de poliolefinas pós-consumo para embalagens de alimentos, bebidas e cosméticos considerando o cenário brasileiro. Sob liderança da pesquisadora Marisa Padula, o bolsista também deverá trabalhar em ações que visem a transferência de tecnologia e conhecimento, colaborar com pesquisadores do CCD no desenvolvimento de outros projetos e auxiliar na orientação e coorientação de alunos e na redação e revisão de trabalhos científicos do grupo de pesquisa.

Para se candidatar à oportunidade, é preciso ser graduado em Ciência ou Engenharia de Alimentos, Biologia, Bioquímica, Química, Engenharia Química ou áreas afins e ter concluído o doutorado em Ciência e/ou Tecnologia de Alimentos, Química, Engenharia Química ou de Alimentos ou áreas afins há no máximo sete anos. Outro requisito é não ter vínculo empregatício nem receber bolsa de outra entidade. Será dada preferência a quem comprovadamente já tiver atuado com pesquisa em técnicas instrumentais como espectrometria de massas e cromatografia líquida de alta resolução e gasosa. Também é desejável conhecimento em toxicologia, relação estrutura química, potencial carcinogênico e estudos de exposição de consumidores a contaminantes.

Sobre o CCD Circula

Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) com financiamento público-privado, o CCD Circula integra 90 profissionais de nove instituições brasileiras de ensino e pesquisa em busca de soluções nacionais inovadoras para a destinação de resíduos de produtos e embalagens após o consumo.

Com base nos princípios da economia circular e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), a experiente equipe multidisciplinar do CCD Circula visa gerar e difundir conhecimento aplicado de interesse do setor produtivo e da sociedade para reduzir ou eliminar o impacto negativo dos resíduos pós-consumo através de inovações tecnológicas, sociais, de modelos de negócio e de proposições de políticas públicas.

O CCD Circula tem como integrantes o Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/Apta/SAA), líder do projeto, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV Eaesp), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP), o All4Food, o Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os laboratórios nacionais de Nanotecnologia (LNNano) e de Biorrenováveis (LNBR) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e a Escola Senai Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini.

Saiba mais: https://ital.agricultura.sp.gov.br/ccd-circula

 

Notícias por Ano