bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Rotas Rurais gera negócio e potencializa o turismo rural

Programa já endereçou 288 mil propriedades rurais em todo o Estado de São Paulo e roteou mais de 57 mil quilômetros de estradas rurais

Para os paulistas da zona urbana, possuir um endereço parece ser algo que é usufruído democraticamente por todos. Para muitos solicitar ajuda a um serviço de emergência, realizar uma compra on-line ou receber uma correspondência na porta de casa são tarefas quase que impossíveis.

E para levar dignidade e cidadania ao campo, o Governo de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, criou o Programa Rotas Rurais, que tem parceria com o Google e visa mapear e geolocalizar todas as propriedades rurais do Estado de São Paulo.

“Já endereçamos aproximadamente 288 mil propriedades rurais em todo o Estado de São Paulo e roteamos mais de 57 mil quilômetros de estradas rurais, o que facilita não só o acesso da população rural como também a serviços básicos como saúde e segurança”, ressalta a pesquisadora científica e coordenadora do programa Rotas Rurais, Priscilla Fagundes.

Em Ribeirão Preto, por exemplo, 387 propriedades validadas e acessadas, e 235,8 quilômetros de rotas rurais mapeadas. Já em Franca, com 976 propriedades validadas e acessadas, e 232,1 quilômetros de rotas rurais mapeadas.

O programa, que é totalmente gratuito, não se limita apenas a propriedades rurais, ele realiza também o mapeamento de restaurantes, escolas e comércios. Em quatro meses de gestão, já foram mapeadas e geolocalizadas 2.716 km nos municípios das regiões de Araçatuba, Campinas, Registro, Sorocaba e São José dos Campos.

Para se ter uma ideia da importância de fazer esse levantamento rural, de acordo com o último dado realizado pelo Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária (LUPA), no estado de São Paulo algo em torno de 340 mil propriedades estão na zona rural. Estima-se que cerca de 2 milhões de produtores rurais ainda não possuem endereço.

Segundo Priscilla Fagundes, o sistema de endereçamento foi desenvolvido para atender a demanda do Estado por mapeamento. O secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira, destaca que o objetivo do Rotas Rurais é levar um CEP digital ao produtor rural.

“O programa tem como foco principal levar a mobilidade aos espaços rurais, onde há carência de instrumentos que viabilizem o acesso às propriedades e o deslocamento das pessoas, produção, insumos, serviços de emergência e de segurança”, destacou.

“Pode ser uma importante ferramenta para o turismo rural nas regiões do Estado, levando, portanto, cidadania ao campo e incremento de renda as propriedades rurais”, completou Priscilla Fagundes.

Zé Goleiro

Essa ação já é vista em prática em dos lugares clássicos em Ribeirão Preto, município do interior paulista, como no caso da venda do Zé Goleiro. O estabelecimento fica na antiga estrada que liga Ribeirão Preto a Guatapará.

Segundo os proprietários, o comércio existe há 56 anos e é frequentado, principalmente, aos finais de semana por quem faz trilhas de bicicleta e por jipeiros.

“Eu fiquei sabendo sobre o Rotas Rurais, através do mutirão que aconteceu por aqui. A equipe da secretaria me instruiu como baixar e utilizar o aplicativo”, explica a sócia proprietária, Maria Nunes Gonçalves que administra o negócio da família junto com o irmão Fernando Gonçalves.

Vale destacar que o mutirão realizado pela Secretaria de Agricultura percorre os municípios do interior paulista. O objetivo é levar a informação aos proprietários rurais e fornecer o Endereço Rural Digital de sua propriedade.

“O Rotas Rurais foi uma ótima ideia para as pessoas da cidade possa conhecer o turismo rural. Nosso estabelecimento é bastante conhecido na região, mas quem não é daqui encontrava dificuldade de nos achar. Depois desse trabalho e com nosso endereço rural mapeado, ficou mais fácil chegar até aqui.”, frisou a Maria Nunes Gonçalves.

Notícias por Ano