Secretaria de Agricultura de SP encerra o ano com diversos programas efetivados e orçamento recorde em 2021

Confira um pouco do balanço das ações da Secretaria durante o ano

O ano de 2021 encerra com diversas ações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo concretizadas. O segundo semestre foi marcado por lançamentos e entregas, assim como foram efetivadas diversas visitas técnicas pelo Secretário de Agricultura, Itamar Borges, às unidades da Pasta distribuídas por todo o território do Estado.

Do ponto de vista orçamentário o ano de 2021 apresentou um acréscimo de 300% para a SAA, que saltou de 600 milhões para 2 bilhões de reais com os incrementos solicitados em prol dos agricultores paulistas, uma vez que o Agro tem fundamental importância econômica para o São Paulo e para o Brasil.

O Governador João Doria e o Vice-Governador Rodrigo Garcia apoiaram o Agro durante todo o tempo, o que permitiu atender às reivindicações dos agricultores e dos setores produtivos.

Para 2022, a previsão orçamentária da SAA aponta para um valor acima de 1 bilhão (1 bilhão, 174 milhões de reais). O orçamento da Pasta em 2019 girou em torno de 784 milhões e 2020, em 709 milhões.

PROGRAMAS E RESOLUÇÕES

O ano foi marcado por lançamentos e entregas, atendendo a diversos setores do AGRO com ações pautadas na desburocratização, incentivo à pesquisa, estímulo à sustentabilidade e apoio aos produtores.

Entre os Programas Melhor Caminho, Segurança no Campo, Rotas Rurais e Cozinhalimento, mais de mil convênios foram assinados pela Secretaria este ano.

Em julho foi anunciado o investimento estadual recorde de R$ 52 milhões nos institutos de pesquisa ligados à Secretaria de Agricultura.

No mês de outubro, em São José do Rio Preto, foi feito o lançamento do Programa Melhor Caminho, em evento com mais de 4 mil pessoas, com a presença de prefeitos e lideranças de mais de 400 municípios

No mês de novembro foi comemorado 130 anos da SAA em um grande evento no IAC, em Campinas, em evento marcado por homenagens e entrega de laboratórios somando, aproximadamente, R$ 1,8 milhões em investimentos.

No mês de dezembro foi iniciada a entrega do primeiro lote das viaturas do AgroSP+Seguro - Segurança no Campo em grande evento em Ribeirão Preto. Também foi realizada na Sala São Paulo, na capital paulista, a premiação do Ranking Município AGRO que distribuiu R$4,7 milhões às cidades por investirem em ações e políticas públicas com impacto na melhoria da vida na área rural.

Ainda no mês foram assinados convênios para criação de cozinhas industriais com o Programa Cozinhalimento, no Palácio dos Bandeirantes, contabilizando R$18 milhões em investimentos para fortalecer o empreendedorismo e a geração de renda.

Veja aqui a listagem, com links, do que já foi realizado, pela Secretaria de Agricultura de São Paulo, entre ações e programas efetivados:

Desburocratização e Desenvolvimento

RESOLUÇÃO HEVEICULTURA
RESOLUÇÃO OVINOCULTURA
RESOLUÇÃO MUDAS DE CAFÉ
RESOLUÇÃO EQUINOS + APLICATIVO GTA EQUINOS
LEI DOS ARTESANAIS + ARTESANAIS AGROSP
SISP / SISBI

Apoio ao agricultor

CÂMARA SETORIAIS
CASAS DE AGRICULTURA REABERTAS
COMPARTILHAMENTO DE CASAS DE AGRICULTURA
CESTA VERDE – PAA PAULISTA
CRÉDITO - EMERGENCIAL / SEGURO RURAL
APL

Fortalecimento da agricultura

PESQUISA – 52 MILHÕES (PESQUISAS ALINHADAS COM COP E ONU)
PORTAL DO VALOR AGROPECUÁRIO
CORREDOR SANITÁRIO
ROTAS RURAIS
SEGURANÇA NO CAMPO
MELHOR CAMINHO

Fortalecimento da Agricultura Municipal e Sustentabilidade

COZINHALIMENTO
MUNICÍPIO AGRO
AGRO LEGAL / CAR + PRA + PORTAL DO PRA

VISITA AOS EDRs/EDAs

Desde junho, o secretário Itamar Borges, e o Secretário-Executivo, Francisco Matturro, tem realizado visitas técnicas aos Escritórios de Desenvolvimento Regional (EDR), da CATI, e aos Escritórios de Defesa Agropecuária (EDA), da CDA.

As visitas já foram realizadas em 18 EDR/EDAs: Andradina, Araçatuba, Bauru, Botucatu, Campinas, Catanduva, Fernandópolis, General Salgado, Itapetininga, Jales, Marília, Pindamonhangaba, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São João Da Boa Vista, São José Do Rio Preto e Sorocaba.

VISITA AOS POLOS APTA

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, coordena e gerencia as atividades de ciência e tecnologia voltadas para o agronegócio. Sua estrutura compreende seis Institutos de Pesquisa, além de 11 Polos Regionais distribuídos estrategicamente no Estado de São Paulo e do Departamento de Gestão Estratégica (DGE).

Entre as sedes dos Institutos, APTAs Regionais, Unidades de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD), Centros Avançados de Pesquisa e Laboratórios, já foram visitadas unidades em mais de 30 cidades de todas as partes do Estado.