bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Secretário de Agricultura de SP integra painel sobre sustentabilidade no agro durante Inova Trade Show

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Francisco Matturro, participou, nessa sexta-feira, 04, do segundo dia de atividades do Inova Trade Show, evento voltado ao fomento da inovação e empreendedorismo realizado na sede do Instituto Agronômico (IAC), em Campinas.

Na ocasião, o secretário participou do painel Mudanças Climáticas e Sustentabilidade na Produção de Alimentos, onde especialistas dos seis Institutos de Pesquisa da Secretaria debateram sobre iniciativas voltadas a produzir mais e melhor com menor impacto ambiental.

Na apresentação de abertura, o ex-presidente da John Deere do Brasil, Paulo Herrmann, traçou um panorama sobre os desafios da produção sustentável de alimentos para uma população mundial crescente e como a pesquisa e a inovação devem contribuir nesse processo.

Matturro ressaltou, na sequência, algumas iniciativas da SAA visando promover a agricultura sustentável. "São ações verdadeiramente transformadoras da nossa secretaria", pontuou.

Como exemplos, o secretário mencionou os Programas Solo+Fértil, voltado a estimular o uso correto de calagem através de análises dos solos, e Milho+SP, com foco no aumento da produção de milho pelo Estado para atender ao mercado interno, considerando que SP é um grande importador do insumo para alimentação animal, sobretudo aves e suínos. Citou também atualização de agrônomos da Secretaria, em parceria com a Embrapa, em sistemas de Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF), que promovem a recuperação de áreas de pastagens degradadas e permitem a produção agregada de culturas agrícolas e florestais com a pecuária.

No encerramento do painel, o secretário lembrou ainda a importância da comunicação para o agro e a valorização dos Institutos de Pesquisa.

Estiveram presentes também o subsecretário de Agricultura, Orlando Castro, o chefe de Gabinete da SAA, Ricardo Lorenzini, o coordenador da APTA, Sergio Tutui, a diretora-geral do Depto. de Gestão Estratégica da APTA, Renata Arnandes, o diretor-substituto do IAC, Heitor Cantarella, a diretora-geral do Ital, Eloísa Garcia, a diretora-geral do IB, Ana Eugênia Campos, além de outros pesquisadores da APTA e empreendedores.

Por Gustavo Almeida
Assessoria de Imprensa APTA

Notícias por Ano