Vinho Agroecológico é apresentado em São Roque

E depois de quatro anos de pesquisas, a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) em parceria com o Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (SINDUSVINHO), Prefeitura da Estância Turística de São Roque e Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o Vinho Agroecológica, apresentou vinho agroecológico nesta segunda-feira, 13 de dezembro, no Centro Agroecológico de Viticultura e Enologia (CAVE), em São Roque, com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges e do secretário-executivo, Francisco Matturro.

Borges falou da importância da pesquisa e da valorização do produto paulista. "São Paulo tem bons vinhos e vêm melhorando cada vez mais com iniciativas como essa em cidades como São Roque. Portanto, temos que apoiar e investir para fazer a diferença", disse Borges.

As uvas escolhidas para os estudos foram a Bordô, Isabel Precoce e IAC Ribas. O objetivo do projeto é valorizar ainda mais o que é produzido no município e atender a demanda dos produtores rurais que querem aumentar o cultivo de uva, aliado a expectativa do mercado consumidor por produtos mais sustentáveis.

Com a tendência de cada vez mais buscar a sustentabilidade e o consumo mais racional dos recursos naturais, como água e solo, e a segurança alimentar do consumidor, a realização deste projeto abre oportunidades de novos mercados para os vinicultores e se torna um marco para o setor na cidade.

Homenagens

Na ocasião, a diretora e o pesquisador do Centro de Frutas do Instituto Agronômico (IAC), Mara Fernandes Moura e José Luiz Hernandes, respectivamente, foram homenageados pelo trabalho desenvolvido com a uva "IAC Ribas", que deu origem a um dos vinhos apresentados.
Participaram do evento, o prefeito de São Roque e a primeira-dama de São Roque, Guto Issa e Josi Mattos; o vice-prefeito, Osmar Henrique Boccato; a chefe de Gabinete, Dani Castro; o diretor do Departamento de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Esporte e Lazer, Luiz Américo Liza Jr; o prefeito de Ibiúna, Paulinho Sasaki; o secretário Municipal da Agricultura de Ibiúna, Benedito Vieira; o presidente da SINDUSVINHO, Fernando Aparecido Pereira Leite; os vereadores de Mairinque, Rosi do Cris e Abner Segura e São Roque, Diego Costa e Paulo Juventude; o Pró Reitor do IFSP, Professor Adalton M. Ozaki; o diretor do Campus de São Roque da IFSP, Professor Frank Carvalho; o coordenador do curso de Enologia, Professor Leonardo Preto; o coordenador da APTA, Sergio Tutui;o diretor da APTA Regional, Daniel Gomes; e o pesquisador da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica, Sebastião Wilson Tivelli.

Segurança no Campo

Ainda no Centro Agroecológico de Viticultura e Enologia, Itamar Borges foi recebido pela Guarda Municipal da Estância Turística de São Roque, onde o Comandante Samir o agradeceu pela aquisição da viatura recebida na última sexta-feira, 10, em Ribeirão Preto.
O AgroSP+Seguro - Segurança no Campo garante mais segurança no campo, em uma ação conjunta com os municípios. Com viaturas específicas e identificadas para o trabalho de ronda nas áreas rurais. O projeto vai incentivar as prefeituras na melhoria das condições de vida das pessoas no campo.

Os veículos, modelo 4x4, diesel, turbo e cabine dupla, tem identidade visual do programa e são adaptados com giroflex e tecnologias como GPS e rádio comunicador.