Conhecer as principais técnicas de cultivo das culturas é fundamental para o bom desempenho dos produtores
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realizou, em parceria com a prefeitura de Murutinga do Sul (SP), o 1º Fórum de Fruticultura para incentivar a cadeia de fruticultura para assentados rurais, por meio da Apta Regional de Andradina, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp).
Com a participação de mais de 80 produtores rurais, o encontro, que ocorreu no final de julho, contou com pesquisadores [Apta Regional], extensionistas [Cati] e técnicos [Itesp], que levaram aos produtores as principais técnicas de cultivo de diversas frutas.
Da Apta Regional palestraram os pesquisadores Humberto Sampaio de Araújo, falando sobre cultivo de Melancia, Nobuyoshi Narita, sobre a Pitaya, e Adriana Novais Martins, abordando o cultivo de Banana.
“Os participantes fizeram visita técnica monitorada em propriedade de produção de frutas em Murutinga do Sul e conheceram mais sobre as técnicas de cultivo de melancia, pitaya, banana e goiaba, e sobre os programas de aquisição e alimentos”, destaca o pesquisador da APTA Regional de Andradina Humberto Sampaio de Araújo.
Da Cati, o agrônomo Edgar Bartoli dos Santos palestrou sobre o cultivo da Goiaba, e do ITESP os técnicos José Roberto Marques e José Luiz Nogueira coordenaram a mesa redonda sobre Mercados Institucionais e Agricultura Familiar.
Para Marques, foi muito importante todo o conhecimento adquirido por técnicos e produtores. “Com certeza irá incentivar a fruticultura Regional.”
“Tanto as palestras quanto a organização do evento contribuíram, consideravelmente, para a cooperação entre as entidades”, reforçou Nogueira.
A realização do 1° Fórum de Fruticultura ocorreu no Centro Cultural Dr. Celso Justo, em Murutinga do Sul.
Por
Lisley Silvério (MTb. 26.194)
lsilverio@sp.gov.br
Departamento de Comunicação Regional -Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Imprensa APTA Regional