bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

APTA Regional abre inscrições para seu programa de Bolsas de Iniciação Científica

São doze unidades de pesquisa da APTA Regional que receberão alunos aprovados na seleção

Despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação e estimular uma maior articulação entre graduação e pós-graduação em instituições de pesquisa científica agropecuária. Com este foco a APTA Regional, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), vinculada a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, divulga, por meio de edital público, a abertura de inscrições do Processo Seletivo para a seleção de candidatos ao Programa de Bolsas de Curta Duração de Iniciação Científica da APTA Regional, conforme prevista em Lei Estadual e regulamentada em Portaria APTA de 2023.

Poderão se inscrever no Processo Seletivo os estudantes que estejam frequentando os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Economia, Biologia, Agroecologia e Engenharia Ambiental.

Serão concedidas 25 bolsas de curta duração de Iniciação Científica da APTA Regional, vinculadas a 25 Projetos de Pesquisa.

A duração das Bolsas será de três meses, ininterruptos e não prorrogáveis, com carga horária de 30 horas semanais, dentro do horário oficial de funcionamento institucional [das 07 às 18 horas].

As 12 unidades de pesquisas da APTA Regional que receberão os alunos são de Andradina, Assis, Bauru, Colina, Itapetininga, Marília, Pariquera-Açu, Pindamonhangaba, Pindorama, Piracicaba, Presidente Prudente e Tietê.

O Programa de Iniciação Científica busca contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e produtiva; proporcionar ao bolsista [orientado por Pesquisador Científico qualificado] a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, além estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa; e ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.

Outro fator muito importante é que os projetos de pesquisa aos quais os alunos serão atrelados fazem parte de demandas e contextos socioeconômicos agrícolas regionais, fortalecendo assim cadeias produtivas, demandas regionais de mão de obra especializada e levando também a interação com a pesquisa cientifica em regiões onde essa possibilidade é mais escassa.

Informações publicadas no Diário Oficial, podem ser acessadas no link http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v6/index.asp?c=33633&e=20230802&p=1

 

Por

Lisley Silvério (MTb. 26.194)
Diretora do Departamento de Comunicação Regional

Assessora de Imprensa e Comunicação Institucional -SAA

lsilverio@sp.gov.br

 

Notícias por Ano