Data da postagem: 27 Agosto 2008
A produção paulista de cana para indústria deve aumentar 12,1%, para 367,19 milhões de toneladas, na atual safra, de acordo com a última previsão do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A estimativa foi elaborada com base em levantamento de campo realizado em junho último.
A maior produção de cana-de-açúcar decorre do aumento de 8,3% na área plantada, para 5,2 milhões de hectares, e do rendimento superior em 1,1%.
Já a produção de café deve crescer 45,2%, para 4,49 milhões de sacas, em decorrência da bienalidade positiva da safra, além de outros fatores como entrada de produtores de porte superior (uso de melhor tecnologia) e aumento de áreas adensadas. Os técnicos do IEA apontam ainda condições climáticas favoráveis e maior volume de investimentos, especialmente em tratamento do solo.
Entre os grãos, o destaque foi o milho cuja safra de verão fechou em 3,79 milhões de toneladas (acréscimo de 6,6%). Já o milho safrinha deve aumentar 24,6%, para 1 milhão de toneladas. Dessa forma, espera-se uma produção total de milho no Estado de 4,8 milhões de toneladas.
As informações completas sobre a nova previsão de safras estão disponíveis no site www.iea.sp.gov.br (ver estatísticas).
José Venâncio de Resende
Assessoria de Comunicação
(11) 5067-0424