Brasil aumenta a exportação de arroz em maio
Data da postagem: 15 Junho 2007
As exportações de arroz em maio foram 263% superiores ao mesmo período do ano passado. Conforme os dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o Brasil exportou 46 mil toneladas, contra apenas 12 mil em maio de 2006. Nos cinco primeiros meses do ano, o País já vendeu 118 mil toneladas para o exterior.
A Suíça, com cerca de 23 mil toneladas, foi o país que mais importou o arroz brasileiro. Em seguida aparece Gâmbia, com 19,9 mil toneladas no mês. As importações também aumentaram e Suriname importou pela primeira vez em 2007 para o Brasil. No total, entraram 81,5 mil toneladas de arroz.
Para o diretor comercial do Irga, Rubens Silveira, a queda da moeda norte-americana facilita as importações. A entrada do produto tem acontecido principalmente por estados do Sudeste, onde o ICMS é reduzido para o arroz do exterior. Silveira defende o aumento da Tarifa Externa Comum (TEC) para dificultar a entrada do grão de terceiros países, extra Mercosul, que distribuem grandes subsídios para seus produtores.
No acumulado deste ano, as exportações tiveram uma pequena queda de 1,6% em relação ao cinco primeiros meses do ano passado. Já as importações alcançaram 310 mil toneladas, um valor 5,99% superior ao mesmo período de 2006.