BRUCELOSE E TUBERCULOSE: PÓLO REGIONAL DO EXTREMO OESTE/APTA TREINARÁ NOVOS TÉCNICOS DA DEFESA
Data da postagem: 03 Abril 2009
Por Cleide Elizeu
Os 80 novos técnicos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA),vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento,selecionados no último concurso público, serão treinados pelos pesquisadores do Pólo Regional do Extremo Oeste/APTA. Os técnicos da CDA participarão do Curso de Treinamento em Métodos de Diagnóstico, Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose que será ministrado nas cidades de Andradina, Araçatuba e São Paulo.
A parceria entre as duas instituições tem como finalidade fornecer orientação sobre legislação, métodos e procedimentos padronizados para o diagnóstico e coleta de material para testes de Brucelose, Tuberculose, Raiva e Encefalopatias. Já foram treinados 47 médicos veterinários de 25 regiões do Estado de São Paulo, recém ingressos ao serviço estadual.
De acordo com o organizador do evento, Heinz Otto Hellwing que é responsável na CDA pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose Tuberculose e EETs (PNCEBT) do Estado de São Paulo -, serão realizados mais três cursos no intuito de treinar todos os técnicos da Defesa. A CDA desempenha papel estratégico no controle dessas doenças no Estado, em atendimento às necessidades do setor produtivo e restrições sanitárias impostas pelos consumidores e países importadores que exigem garantias em relação à segurança alimentar.
As propostas técnicas do PNCEBT incluem a vacinação obrigatória de bezerras de 3 a 8 meses contra a brucelose bovina; o controle do trânsito de reprodutores; normas sanitárias para participação em exposições, feiras, leilões e outras aglomerações de animais; a certificação de propriedades livres e monitoradas; e o credenciamento e capacitação de médicos veterinários que pretendem atuar no programa.
Os eventos estão sendo realizados pela CDA, com o apoio do Instituto Biológico (IB-APTA), do Pólo Regional do Extremo Oeste, do Escritório de Defesa Agropecuária de Araçatuba (EDA) e do Sindicato Rural da Alta Noroeste (SIRAN)).
Assessoria de Comunicação da APTA
Cleide Elizeu
Tel:(19)3231.3260/8801.2773
José Venâncio/Adriana Nascimento
(11) 5067-0424