bannergov2023

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Instituto Biológico realiza aula inaugural da pós-graduação: momento único de inspiração e conexão

No último dia 4 de março, o Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, realizou a tão aguardada Aula Inaugural, que marca o início de mais um ano letivo do Programa de Pós-Graduação em “Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio” do IB, período repleto de aprendizado, descobertas e conquistas para os alunos ingressantes da 18ª turma de mestrado e 12ª turma de doutorado.

O evento contou com a presença do Coordenador do Programa de Pós-Graduação do IB, Dr. Marcelo Eiras, que fez a abertura, compartilhando informações sobre o histórico da pós-graduação e insights valiosos sobre a trajetória acadêmica que os estudantes de mestrado e doutorado estão prestes a percorrer. Sua visão e orientação foram elementos inspiradores para todos os presentes. A presença do ilustre Pró-Reitor de Ensino e Pesquisa do Programa de Pós-Graduação do IB, Dr. Ricardo Harakava, trouxe uma dimensão especial à cerimônia, reforçando o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e o desenvolvimento profissional dos alunos. Além disso, contamos com a participação da diretora do IB, Dra. Ana Eugênia Carvalho Campos, cujo apoio e liderança têm sido fundamentais para o sucesso contínuo de nossa comunidade acadêmica. Ana Eugênia, que também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação, apresentou o IB e deu as boas-vindas aos alunos ingressantes.

Em seguida, o Dr. Sandro Marcio Lima, docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), e atual Coordenador dos Programas de Pós-Graduação da Câmara I (Meio ambiente e agrárias) da Área Interdisciplinar da CAPES, palestrante convidado, nos brindou com a palestra intitulada: “A Área Interdisciplinar da CAPES e os desafios de seus Programas de Pós-Graduação”. O Prof. Sandro apresentou a Área Interdisciplinar da CAPES, na qual o Programa de Pós-Graduação do IB está inserido, trazendo aspectos importantes das avaliações e gestão dos cursos de mestrado e doutorado (acadêmicos e profissionais), e a relevância dos produtos gerados com o desenvolvimento das dissertações de mestrado e teses de doutorado, tanto bibliográficos (artigos, livros e capítulos de livros) como técnicos e tecnológicos (desenvolvimento de produtos, processos, licenciamentos e patentes). Lima ressaltou também a importância de se avaliar os impactos desses produtos na sociedade, bem como o destino e o sucesso dos egressos. Após o encerramento do evento, o convidado ainda se reuniu com os docentes para discutir estratégias para melhoria da qualidade do Programa de Pós-Graduação do IB.

A Aula Inaugural foi mais do que um evento protocolar; foi um momento de conexão, inspiração e celebração das jornadas acadêmicas que se iniciam.

A equipe do IB deseja aos alunos ingressantes um período repleto de realizações, desafios superados e crescimento pessoal e profissional.