bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

IZ realizará projetos com análise computadorizada do sêmen

Com a aquisição do aparelho IVOS (12.3 Hamilton-Thorne Bioscience) - CASA (Computerized Assisted Semen Analysis), um sistema de análise computadorizada de sêmen, o laboratório de reprodução de Centro de Bovinos de Corte, do Instituto de Zootecnia (IZ), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem o objetivo de ser referência em avaliação de sêmen em bovinos.
Segundo o pesquisador do IZ, Fabio Morato Monteiro, a aquisição do aparelho irá dar suporte a futuros trabalhos no Centro CAPTA Bovinos de Corte em avaliação espermática de touros selecionados do programa de melhoramento genético. “O objetivo do laboratório de reprodução em Sertãozinho, interior de São Paulo, é ser, em um futuro próximo, referência em análise de sêmen. Vale ressaltar que, no Estado de São Paulo, o Instituto de Zootecnia, é uma das poucas Instituições no País que possui este aparelho para projetos científico”, afirma Monteiro. Existem apenas três aparelhos deste no Estado.
Pesquisa
O aparelho, adquirido por meio do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), está sendo utilizado no projeto de pesquisa “Efeito da remoção de plasma seminal na criopreservação de sêmen de touros bos indicus coletados por eletroejaculador, utilizando diferentes métodos de separação”.
O equipamento será de fundamental importância para o projeto mencionado, assim como para todos os futuros trabalhos relacionados com viabilidade espermática, pois as variáveis espermáticas serão minuciosamente investigadas pelo computador, revelando o desempenho dos espermatozoides após a congelação.
Monteiro explica que o sistema CASA é empregado em diversas espécies de mamíferos como os bovinos, permitindo, assim, analisar as variáveis detalhadamente – o que não é possível na análise convencional subjetiva. “Os resultados obtidos por esse método são mais fidedignos, comparados às avaliações padrões para a determinação da qualidade de um ejaculado, elaboração de prognósticos de fertilidade e comparações de efeitos de diluidores e outras substâncias adicionadas ao sêmen com o intuito de ampliar sua viabilidade. Além disso, o método é prático, rápido e de fácil execução”, afirma.
A importância da utilização do sistema CASA é justificada pela relevância da cinética espermática na determinação da fertilidade dos espermatozoides. Dentre as variáveis determinadas, a velocidade progressiva e os padrões de movimentação celular têm correlação com a penetração no muco cervical e em oócitos e, também, influenciam resultados de fertilização in vitro. “Esse sistema avalia a qualidade do sêmen depois do congelamento. São avaliações objetivas, não existem erros na interpretação da motilidade das células. Além disso, para publicarmos em Revistas Internacionais em Reprodução Animal com grande impacto científico é fundamental a utilização deste equipamento devido a todos os benefícios mencionados”, completa o pesquisador.
Assessora de Comunicação Institucional e Imprensa – IZ
Lisley Silvério – Assessora de Imprensa
Tatiana Kawakami – Publicitária
 

Notícias por Ano