bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Laboratório de reprodução animal do IZ recebe visita de especialistas em criopreservação de sêmen bovino

Os projetos de pesquisas do Instituto despertaram a atenção da pesquisadora para parcerias

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebeu no seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Bovinos de Corte a visita da pesquisadora sênior Marleen Broekhuijse gerente global de qualidade do Grupo CRV e do professor André Crespilho responsável técnico pelo laboratório de sêmen da Central Bela Vista. O Centro mantém projetos de reprodução de bovinos, área de alto interesse de Marleen e de André para futuras parcerias.

A pesquisadora, especialista na área de criopreservação e análise de qualidade de sêmen, conheceu o Laboratório de Reprodução de Bovinos, coordenado por Fábio Morato Monteiro e o Laboratório de Nutrição de Ruminantes, com a supervisão de Eduardo Marostegan de Paula, jovem pesquisador do IZ.

“A pesquisadora Marleen se interessou pelos projetos de reprodução animal para traçar futuras parcerias com o IZ”, comentou Monteiro, ao destacar que a cientista acompanhou parte da coleta de dados do projeto "Efeito do consumo alimentar residual nos fenótipos relacionados à fertilidade em fêmeas Nelore (Bos indicus)", da aluna de doutorado na Unesp de Jaboticabal, Marina Oliveira Silva.

Outro assunto que também despertou a atenção está relacionado aos resultados do projeto que aborda o temperamento animal na influencia da qualidade do sêmen e no desempenho reprodutivo de touros Nelore.

O objetivo do trabalho está sendo avaliar a influência do comportamento animal durante o manejo de curral sobre aspectos produtivos e reprodutivos de touros de corte. A hipótese é de que animais naturalmente mais reativos apresentam níveis mais elevados de marcadores bioquímicos e hormonais relacionados ao estresse, além de alterações nas concentrações plasmáticas de testosterona, que podem influenciar o ganho de peso, qualidade e congelabilidade espermática.

Esse projeto está sendo desenvolvido em parceria com o professor André Crespilho da Universidade Santo Amaro e a aluna de mestrado Larissa de Almeida Martin.

 

Por Lisley Silvério (MTb. 26.194)
Assessora de Imprensa IZ

Notícias por Ano