Ocorrido na última quinta-feira, no Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, o “Curso de Avaliação de Carcaça, Cortes Comerciais e Produtos Processados de Carne Ovina” promoveu atualização sobre boas práticas na produção de cordeiros de qualidade e agregação de valor na comercialização da carne, preparando técnicos, produtores rurais e estudantes para uma melhor atuação profissional.
Segundo o coordenador do evento, Ricardo Lopes Dias da Costa, pesquisador do IZ e responsável pela Unidade de Pesquisa em Ovinocultura do Instituto, o curso trouxe atualizações importantes sobre o assunto. “Abrangemos cortes comerciais e produtos processados de carne ovina, questões sobre processamento e comercialização, e os principais pontos relacionados a inspeção, legislação e produtos artesanais”, conta.
Como previsto na programação, o médico veterinário Leandro Ratte de Oliveira, da Food & Vet Consultoria, falou sobre formalização de pequenas e médias agroindústrias junto aos órgãos de inspeção trazendo importantes informações para o produtor. Já a médica veterinária Rafaela de Almeida Coutinho, assistente técnica da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA/SAA) trouxe informações valiosas sobre o tema “Produtos Artesanais: produção e comercialização legal”.
O pesquisador do IZ Aníbal Eugenio Vercesi Filho falou sobre a metodologia baseada em genética molecular para garantir a pureza da carne de cordeiro e derivados, assunto novo que trouxe muita expectativa para o produtor. Este serviço já é oferecido pelo Laboratório de Genética do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Genética do IZ.
Durante a tarde a aula prática foi no Laboratório de Carne do IZ, ministrada por Costa e por Aldo Pera, charcuteiro artesão da Amarus Salumeria e membro do Polo Charcuteiro de Ribeirão Preto. Os participantes aprenderam na prática como fazer os cortes comerciais de ovinos, a defumação artesanal em carne de cordeiro e o preparo de produtos processados com carne de ovinos, como salame, hambúrguer e linguiça.
Ao final do curso, houve um momento especial de confraternização e contato entre os participantes, com degustação de produtos processados de ovinos - carne e queijos.
O evento, que aconteceu na sede do IZ, em Nova Odessa, contou com a parceria de Coopermota, Newmax, Starrett, Queijaria Rima, Food & Vet, CDA/SAA-SP e Amarus Salumeria.