Trabalho mostrou impacto de micotoxinas na alimentação sobre performance do gado de corte
Uma pesquisa desenvolvida pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em colaboração com Universidades e empresas foi escolhida “artigo do mês” da edição de outubro de 2020 da revista científica Animal. Publicado pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, o periódico é referência internacional na área de produção e manejo animal. Finalizada em 2018, a partir do projeto de mestrado da zootecnista Letícia Custódio, a pesquisa passou pelos trâmites editoriais e o artigo científico foi publicado agora sob o título Mycotoxin-contaminated diets and an adsorbent affect the performance of Nellore bulls finished in feedlots.
Com participação dos pesquisadores Flávio Dutra de Resende, Gustavo Rezende Siqueira e Laura Franco Prados, do Polo Regional de Colina da APTA, o trabalho abordou o impacto das micotoxinas (toxinas produzidas por fungos) sobre o desempenho do gado de corte terminado em confinamento - tema que, defendem os autores, é frequentemente ignorado nos sistemas de produção. Adicionalmente, os pesquisadores buscaram mostrar como a adição de substâncias adsorventes à ração poderia minimizar esses impactos.
O estudo, que acompanhou 100 animais Nelore por um período de 97 dias, concluiu que a contaminação da ração por micotoxinas pode afetar negativamente o desempenho dos bovinos em parâmetros como ganho médio diário, peso corporal final e ganho de carcaça. Os adsorventes, por outro lado, mostraram-se capazes de mitigar estes impactos.
Para ler o artigo (em inglês) acesse o link.
Por Gustavo Almeida
Assessoria de Imprensa - APTA