Data da postagem: 01 Dezembro 2008
Temas como avanço de peixes redondos (pacu, tambaqui, tambacu, etc.) e tecnologias de biossegurança e de comercialização vertical, que estão despertando o interesse dos produtores, serão destaques do III Seminário de Piscicultura do Vale do Ribeira, no dia 04 de dezembro em Pariquera-Açu (SP). O evento é promovido pelo Pólo Regional do Vale do Ribeira, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).
A região do Vale do Ribeira possui grande potencial para desenvolvimento da piscicultura por possuir recursos hídricos abundantes e pela proximidade de grandes centros consumidores como São Paulo e Curitiba. Assim, a atividade pode se tornar uma alternativa de renda para os agricultores familiares da região, diz Antonio Fernando Leonardo, um dos coordenadores do evento. Muitos agricultores familiares possuem em sua propriedade viveiros já construídos, mas sem utilização pois muitos estão descapitalizados ou trocam a atividade da piscicultura por outra atividade.
A piscicultura é uma atividade que fornece proteína de alta qualidade para a população e alternativa de renda para os pequenos produtores, pois pode ser realizada em pequena escala de produção, acrescenta Leonardo. A fim de aproveitar a estrutura já existente, pretende-se propor novos sistemas de produção para incentivar a criação de peixes em sistema com baixo custo de produção.
Para isso, no entanto, a atividade necessita de incentivos e subsídios para a expansão e conquista do mercado consumidor, explica o pesquisador do Pólo Regional. Assim, o objetivo do evento é reunir os produtores de peixes da região e os interessados em iniciar a atividade e organizar o setor com vistas a discutir políticas públicas e transferência de tecnologia.
No seminário, estão previstas palestras de pesquisadores de Pólos Regionais e do Instituto de Pesca, vinculados à APTA-SAA. O evento será realizado no Pólo Regional Vale do Ribeira, que fica na BR-116, km 460. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (13) 3856-1656 e 3856-1814.
José Venâncio de Resende/Taís Auler
Assessoria de Comunicação da APTA
(11) 5067-0424/0435
Programação
8:00hs às 8:30hs - Inscrição
08:30hs - Abertura - Organizadores
09:00hs - Atualizações na criação e comercialização de peixes redondos - Eduardo Abimorad (Pólo Regional Noroeste Paulista/APTA)
10:00hs - Coffee Break
10:30hs - Controle na alimentação de peixes - João Manoel (Guabi Alimentos)
11:30hs - Discussões
12:00hs - Almoço
13:30hs - Processamento do pescado - Cristiane Rodrigues Pinheiro Neiva (Instituto de Pesca IP/APTA - Santos/SP)
14:30hs - Biossegurança na Piscicultura - Paola Penteado de Oliveira Camargo (Escama Forte Aquacultura)
15:30hs - Boas Práticas de Manejo em Piscicultura - Célia Maria Doria Frascá Scorvo (Pólo Regional Leste Paulista/APTA)
16:45hs - Coffee Break
17:00hs - Integração Vertical na Piscicultura - Daniel Sonoda (PECEGE/ESALQ/USP)
18:00hs - Discussões e Encerramento