Preços Agrocpecuários: Alta de 0,67% na segunda quadrissemana de Dezembro
Data da postagem: 24 Dezembro 2008
Na segunda quadrissemana de dezembro de 2008, o Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pelo produtor paulista registrou alta de 0,67%. O índice dos produtos de origem vegetal (IqPR-V) fechou em alta de 1,83%, enquanto o índice dos produtos de origem animal (IqPR-A) registrou queda de 2,21%. É o que mostra o levantamento do Instituto de Economia Agrícola, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
As maiores altas nesta quadrissemana foram: tomate de mesa (94,11%), batata (60,38%), cana-de-açúcar (1,91%) e carne suína (1,61%). A acentuada alta de preços de tomate já ultrapassou o esperado de sua variação estacional padrão, indicando prováveis problemas climáticos com a safra atual. Por outro lado, as variações de preços da batata podem ser consideradas normais, com recuperação das cotações em relação a pico de safra ocorrido no mês anterior, quando atingiram valores baixos. No caso da cana-de-açúcar os preços refletem a entressafra e os impactos da desvalorização cambial posterior à crise econômica.
Os produtos que apresentaram maiores quedas de preços foram: feijão (27,57%), amendoim (24,11%), laranja para mesa (12,95%), laranja para indústria (7,58%) e milho (5,41%). A queda nos preços do feijão continua refletindo o início da grande safra de verão. Os fenômenos climáticos adversos na região Sul, como inundações em Santa Catarina e seca no Paraná ainda não afetaram o mercado do produto. O mercado do amendoim apresenta-se fraco em função do acúmulo de estoques e do crescimento do plantio de verão.
No período analisado, 6 produtos apresentaram alta de preços (4 de origem vegetal e 2 de origem animal) e 13 apresentaram queda (9 de origem vegetal e 4 produtos de origem animal).
Informações completas no site www.iea.sp.gov.br
INFORMAÇÕES:
Assessoria de Comunicação
Tel.: 11 5067-0069
Euzi Dognani/Adriana Rota/Nara Guimarães
www.agricultura.sp.gov.br