IEA se tornou primeira instituição sistematizada de estudos socioeconômicos de agricultura no Brasil, com o maior banco de dados da América Latina
Com credibilidade na transparência nos levantamentos de dados estatísticos do agro paulista, o Instituto de Economia Agrícola (IEA - Apta), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado São Paulo (SAA), celebrou nesta quinta-feira (07/11), o 82° aniversário de existência. No evento comemorativo, que aconteceu na sede da SAA, foram apresentadas as principais atuações e os resultados obtidos ao longo da história, além de palestras, premiações e homenagens aos seus funcionários.
O secretário executivo de Agricultura e Abastecimento, Edson Fernandes, enalteceu o legado do patrono da Economia Agrícola Brasileira, o professor Dr. Ruy Miller Paiva (1914-1998) e destacou a relevância do IEA em diversas esferas da iniciativa pública na coleta de dados com base na tomada de decisão. “Eu já passei por muitos setores, sendo estaduais e federais, e sempre a referência utilizada na coleta de informação eram os trabalhos realizados pelo instituto. Isto só demonstra a importância, a dimensão e o alcance que este trabalho possui”, disse Edson Fernandes.
Durante a cerimônia, diversos servidores foram homenageados como a pesquisadora científica aposentada, Ana Victória Vieira, e Paulo Sergio Caldeira Franco, falecido este ano. Também receberam homenagens: Patricia Silvia Augusto; Talita Tavares Ferreira e Renata Martins Sampaio, todas do IEA.
Para o diretor geral do IEA, Felipe Camargo, o acompanhamento econômico do agronegócio passa pela instituição, com foco na transparência, no entendimento e no planejamento estratégico. “Orgulhosamente, hoje, completa 82 anos de história, sendo que é a primeira sistematizada de estudos socioeconômicos de agricultura no Brasil, com o maior banco de dados da América Latina. Ela é fundamental para as políticas públicas com as informações produzidas anualmente”, frisou Felipe Camargo.
Fundado em 1942, o IEA, braço econômico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – Apta foi a primeira instituição a sistematizar os estudos sobre economia agrícola no Brasil. Em 2024, o IEA contribuiu significativamente com mais de 20 mil informações produzidas anualmente e cerca de 1 milhão de acessos do banco de dados. Ainda, somente neste ano, foram publicadas 38 conceituados artigos técnicos científicos e a realização de 10 seminários voltados ao agro.
Ainda, o coordenador da Apta, Carlos Nabil, ressaltou a importante sinergia das atividades corporativas e a integração dos esforços com outros departamentos da Secretaria. “Os trabalhos realizados são de extrema importância para o agronegócio e para sociedade. É com muito orgulho que contribuímos com os resultados através das pesquisas. O IEA tem em sua temática, com suas características a transversalidade, então, nós trabalhamos em parcerias com os demais institutos obtendo o melhor aproveitamento”, destacou Carlos Nabil.
Ainda, ocorreu a palestra realizada pelo pesquisador científico Celso Vegro e o conceituado Prêmio Ruy Miller Paiva 2023/2024, entregue aos melhores artigos publicados nas revistas do IEA neste biênio.
Os estudos selecionados nesta edição foram:
O artigo científico: Determinantes da Renda na Atividade Agrícola: o efeito do capital humano e do capital físico no Brasil em 2004 e 2015, do professor Daniel Barros (UEL).
Caracterização e Identificação das Demandas das Câmaras Setoriais do Agronegócio Paulista de 2011 a 2020, dos autores: Rosana Pithan, Carlos Fredo, Terezinha Franca e Silene Freitas.
Na categoria Personalidade Destaque, foi premiada a renomada professora Sonia Maria Bergamasco.