Data da postagem: 05 Novembro 2008
Discutir projeções de custos e rentabilidade do milho safrinha para o próximo ano (encarecimento da lavoura devido ao aumento dos preços dos fertilizantes) e apresentar novas tecnologias como cultivares (destaques quanto à adaptação produtiva e resistência às doenças) e consórcio de culturas. Estes são objetivos da Reunião Técnica sobre as Culturas de Milho Safrinha e Sorgo no Estado de São Paulo, que acontece nesta quinta-feira, dia 06 de novembro, em Assis (SP). O evento é realizado pelo Pólo Regional Médio Paranapanema, ligado à Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Uma das inovações que serão apresentadas no evento é o consórcio do milho safrinha com plantas forrageiras (capins), que produz palha para aumentar a cobertura do solo, no sistema plantio direto, e ainda fornece pasto para viabilizar a integração lavoura-pecuária, segundo o pesquisador e coordenador do evento, Aildison Pereira Duarte.
Durante o evento, também será tratada a eficiência, de acordo com o híbrido, do controle das doenças foliares por fungicidas compostos por estrobilurinas associados a triazóis, diz Duarte. Alguns híbridos, mesmo com pouca severidade da doença (poucas lesões) apresentam redução significativa da produtividade. Já outros híbridos podem tolerar severidades moderadas da doença sem reduzir a produtividade.
Outro assunto é a cultura do sorgo, que passou a ser tratada recentemente na Reunião devido à sua característica peculiar. Ele é cultivado em mais de 50 mil hectares e apresenta maior tolerância à seca do que o milho, explica Duarte.
O pesquisador ressalta ainda a importância do trabalho em conjunto de três personagens essenciais para o cenário do milho safrinha e do sorgo: pesquisadores, técnicos e produtores. A sinergia entre a pesquisa, a assistência técnica e os produtores contribuiu para a consolidação desta nova modalidade de cultivo. Os trabalhos de pesquisa do Programa Milho e Sorgo IAC/APTA geraram informações que possibilitaram que o Médio Paranapanema fosse a primeira região a utilizar tecnologias apropriadas para o milho safrinha e, conseqüentemente, a obter produtividades e lucratividade satisfatórias.
A reunião é importante devido aos expressivos dados numéricos constatados em relação à cultura no País e no Estado. O milho safrinha tem, no Brasil, 4,6 milhões de hectares plantados, dos quais 28% (270 mil hectares) no Estado de São Paulo. A região do Médio Paranapanema responde por aproximadamente 140 mil hectares.
A reunião será realizada no Pólo Regional do Médio Paranapanema, localizado na Rodovia SP 333 (Assis-Marília) Km 397, com início às 13 horas e término previsto para as 18 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3321-2026/ 1661, ramal 25
José Venâncio de Resende/Taís Barros
Assessoria de Comunicação da APTA
11 5067-0424/0402
Serviço
Reunião Técnica Sobre as Culturas de Milho Safrinha e Sorgo no Estado de São Paulo
Data: 06/11/2008
Horário: 13 horas
Promoção: Pólo Regional Médio Paranapanema /APTA; IAC-APTA
Coordenação: Aildison Pereira Duarte
Apoio: Coopermota, Cooperativa de Pedrinhas Paulista, IB, IEA e CATI.
Público Alvo: Técnicos e lideranças
Vagas: 80
Local: Médio Paranapanema, Rodovia SP 333 (Assis-Marília) Km 397 Assis (SP)
Contato: (18) 3321-2026/1661, ramal 25
PROGRAMAÇÃO
13hs - Inscrições
13h30 - Resultados da avaliação regional de cultivares de milho safrinha IAC/APTA/CATI/Empresas no Estado de São Paulo em 2008
- Parâmetros agronômicos
Aildson Pereira Duarte (IAC, /APTA Médio Paranapanema, Assis)
- Severidade de doenças e uso de fungicidas
Gisèle Maria Fantin (Instituto Biológico, Campinas)
15h40 - Intervalo
16hs - Aspectos econômicos do mercado e da produção de milho safrinha
- Perspectivas da safra 2008/09
Alfredo Tsunechiro (Instituto de Economia Agrícola, São Paulo)
- Comercialização do milho safrinha no Médio Paranapanema
José Dias (Coopermota, Cândido Mota)
- Custo de produção e rentabilidade do milho safrinha no Médio Paranapanema
Fernanda de Paiva Badiz Furlaneto (APTA Médio Paranapanema, Assis)
16h50 - Consórcio milho safrinha e gramíneas forrageiras
Karina Batista (APTA Médio Paranapanema, Assis)
17h20 - Avaliação de cultivares de sorgo no Estado de São Paulo
Rogério Soares de Freitas (APTA Noroeste Paulista, Votuporanga)
18hs - Encerramento