bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Secretário de Agricultura e Presidente da Alesp visitam o Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais do IAC, em Votuporanga

No sábado, 3, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, e o secretário executivo, Francisco Matturro, junto com o presidente da Alesp, Carlão Pignatari, visitaram o Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais do IAC, em Votuporanga. O prefeito da cidade de Valentim Gentil, Adilson Segura, acompanhou a visita.

Na ocasião, o coordenador da APTA, Sergio Tutui, e o diretor da unidade do IAC de Votuporanga Erivaldo Scaloppi, apresentaram a unidade e as pesquisas desenvolvidas em companhia dos pesquisadores Rogério Freitas e Wander Borges, da pesquisadora do Laboratório do Instituto de Pesca situado na unidade, Fabiana Garcia, e do Laboratório do Instituto Biológico, Diane Serafim.

Fabiana Garcia é editora-chefe do Boletim do Instituto de Pesca (BIP), que completou 50 anos em 2021 e conquistou representativo aumento em seu fator de impacto entre as revistas científicas, de 0.56 para 1.06 (medido pela plataforma Clarivate Analytics).

Durante a visita, o secretário esteve na área do sistema agrossilvipastoril, de plantas matrizes de seringueira e do pivô central de melhoramento e manejo de culturas anuais.

“Se a pesquisa da seringueira no Brasil tem excelentes resultados é por causa dos nossos pesquisadores”, falou Itamar Borges.

Segundo Scaloppi, o Centro tem expressão nacional e internacional, sendo referência para pesquisadores de todo o mundo, com forte representatividade no Conselho Internacional de Pesquisa da Borracha, IRRDB, que inclusive já conferiu a medalha B.C. Sekhar ao Dr. Paulo Gonçalves como reconhecimento pela contribuição para o desenvolvimento da heveicultura.

No Centro são desenvolvidas pesquisas de melhoramento genético de seringueira com 31 clones IAC registrados no MAPA e exemplares com produtividade acima de 70% em relação aos tradicionais, que permitem antecipar a sangria de 7 para 5 anos.

Além disso, é trabalhado sistemas integrados de produção lavoura, pecuária e floresta, atividades de melhoramento de frutíferas em projetos nas culturas da manga, abacaxi, abacate e outros, e o banco de germoplasma (coleção de clones) de seringueira e frutíferas.

A Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (APABOR), parceira Centro, esteve representada pelo diretor executivo Diogo Esperanti e pelo diretor técnico Gilson Pinheiro.

Também estiveram presentes o vice-prefeito de Votuporanga, Cabo Valter; os vereadores Valdecir Lio e Nilton Santiago, da CDRS-Cati São José do Rio Preto, Ricardo Pereira, e o oficial de apoio à pesquisa, Edmilson Fabiano.

Notícias por Ano