Evento faz parte do evento Apta Portas Abertas que promove a interação entre a comunidade científica e a população local
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo inaugurou, na sexta-feira, 1° de dezembro, o auditório Luis Alberto Saes, na sede da Apta Regional de Pariquera-Açu, no litoral paulista.
Com a presença do secretário de Agricultura, Guilherme Piai, a inauguração fez parte da 2ª edição Apta Portas Abertas, evento que apresenta as pesquisas da instituição para a sociedade, promovendo interação entre a comunidade científica e a população local.
Os visitantes puderam conhecer as pesquisas científicas realizadas na Apta, passando por quatro estações temáticas: banana, palmito pupunha, cacau e piscicultura.
Segundo o diretor da unidade de pesquisa, Eduardo Jun Fuzitani, o novo auditório será importante para treinamentos, palestras e atividades de transferência de conhecimento científico. O auditório recebeu o nome de Luis Alberto Saes, pesquisador que atuou por 15 anos na Apta Regional de Pariquera-açu e é considerado referência na pesquisa agrícola, sendo pioneiro nas áreas de banana e de pupunha. O homenageado participou da inauguração.
"A Apta é um tesouro pro Estado de SP, que com seus 500 pesquisadores, geram e transferem conhecimento, levando desenvolvimento regional e inovação. É por isso que o Governo do Estado vai valorizar pesquisadores, técnicos e funcionários", afirmou Guilherme Piai.
A placa de inauguração do auditório Luis Alberto Saes foi descerrada com a presença do secretário de Agricultura, do coordenador da Apta, Carlos Nabil Ghobril e de autoridades municipais do Vale do Ribeira. “É uma satisfação receber essa homenagem. Um legado que deixei aqui foi ter formado novas lideranças. Hoje o mérito da inauguração do auditório é das pessoas que me acompanharam ao longo dos anos", celebrou Luis Alberto.
A Unidade e suas pesquisas
A Apta Regional de Pariquera-Açú foi fundada em 01 de agosto de 1955 como fazenda do Instituto Agronômico. Em seu histórico de atuação, ao longo dos mais de 60 anos na região, a Unidade já disponibilizou diversas tecnologias à comunidade em bananicultura e palmeiras produtoras de palmito, assim como cultivares de arroz moti e chá preto.
Na área animal, ocorreram estudos de reprodução de peixes nativos, de desempenho produtivo na região e manejo reprodutivo e de produção de búfalas leiteiras.
Segundo o pesquisador Erval Rafael Damatto Junior, assistente técnico de direção, a unidade da APTA Regional de Pariquera-Açú é referência estadual e nacional no desenvolvimento de tecnologias com a cadeia produtiva da bananicultura.
Erval ressalta que a unidade está iniciando pesquisas com novos materiais genéticos para reintrodução do cultivo do cacaueiro na região. “Já possui coleção de árvores de cacau, sendo um valioso banco de germoplasmas para esse projeto em nível estadual”, afirma.
Além disso, a unidade atende aos alunos de graduação e pós-graduação, oferecendo cursos e estágios com bolsas de iniciação científica, principalmente da Fundação Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No ano de 2022 iniciou-se parceria com a pós-graduação da UNESP de Botucatu, oferecendo a disciplina de Bananicultura.