Trabalho do Pólo APTA Alta Mogiana recebe prêmio do setor de suplementação mineral
Data da postagem: 06 Agosto 2008
Trabalho desenvolvido por pesquisadores do Pólo APTA Alta Mogiana, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, recebeu o prêmio ASBRAM 2008 da Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais, entidade que congrega as indústrias de suplementação mineral.
Trata-se do estudo Estratégias de suplementação na recria de bovinos de corte efeitos da suplementação na estação da seca sobre o desempenho na estação das águas, dos pesquisadores Ricardo Linhares Sampaio, Flávio Dutra Rezende, Gustavo Rezende Siqueira, Ricardo Andrade Reis, Marcelo Henrique de Faria e Antonio Rafael Camargo Rodrigues.
O prêmio foi entregue aos autores do trabalho durante a 45ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ), realizada no período de 22 a 25 de julho na Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais. O artigo foi publicado no suplemento especial (volume 37) da Revista Brasileira de Zootecnia.
O trabalho avaliou o efeito da suplementação alimentar na estação da seca sobre o desempenho na estação das águas subseqüente, em bovinos de corte recriados em diferentes estratégias de suplementação durante a recria. Neste experimento, os pesquisadores avaliaram 164 bovinos mestiços, com idade média de 12 meses e peso vivo médio inicial de 215,3 kg, que durante a seca anterior foram submetidos a três planos nutricionais (baixo, médio e alto).
Entre as conclusões, o estudo mostrou que não houve efeito dos tratamentos da seca sobre o desempenho dos animais durante o período das águas. Este comportamento demonstra que o efeito do ganho compensatório não foi evidente, nem mesmo nos animais que estavam no plano nutricional baixo (sal com uréia) na estação seca, onde se esperava, possivelmente, um maior incremento nos ganhos de peso em relação aos animais em plano nutricional mais alto, quando entrassem na estação das águas.
José Venâncio de Resende
Assessoria de Comunicação Social
(11) 5067-0424 (Gabinete APTA)
(19) 3743-1679 (APTA Campinas)