WORKSHOP APRESENTA POTENCIAL DA PRODUÇÃO DE CACHAÇA NO CIRCUITO DAS ÁGUAS
Data da postagem: 15 Março 2007
Pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e do Pólo Regional do Leste Paulista, órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realizam, na próxima sexta-feira (16/03) no município de Monte Alegre do Sul, um workshop sobre as perspectivas da cachaça de alambique na região do Circuito das Águas Paulista. O evento, que terá como base o estudo Arranjos Produtivos Locais e Novas Possibilidades de Competitividade e Sustentabilidade dos Territórios da Cachaça no Estado de São Paulo, da pesquisadora Adriana Renata Verdi, pretende promover o debate sobre os obstáculos e as potencialidades da cachaça na região.
Abordando temas como as dinâmicas do setor no país e a viabilização de estruturação de Arranjos Produtivos nas principais aglomerações produtivas do Estado de São Paulo, o estudo demonstra a necessidade da criação de recursos específicos que garantirão maior conquista de mercado e agregação de valor à cachaça do Circuito das Águas Paulista.
De acordo com a pesquisadora existem possibilidades reais e potenciais de estruturação de dispositivos territoriais mais pertinentes ao compartilhamento do saber e da cultura local, bem como à maior difusão das inovações e à resolução dos conflitos, dos entraves da produção e comercialização da produção entre os agentes presentes no território. O pólo da cachaça de alambique dessa região constitui o maior aglomerado de produtores da bebida no Estado, com cerca de uma centena de unidades instaladas nos municípios de Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro. A produção e a comercialização da cachaça constitui uma verdadeira tradição regional, explica.
Para a pesquisadora a produção de cachaça constitui uma fonte de novas perspectivas de desenvolvimento regional, pois, além de empregar, tem a capacidade de articulação com outros setores econômicos, como por exemplo, o turismo rural. A permanência e o desenvolvimento desta atividade econômica pode constituir a base para a atração de novos investimentos para a região do Circuito das Águas, como toda uma infra-estrutura direcionada ao turismo, condizente com a preservação do ambiente e preocupada com a manutenção e o resgate dos costumes e das tradições regionais.
Serviço:
Workshop: "Cachaça: tradição e Perspectivas"
Data:16 de março de 2007, a partir das 8:30
Local: Pólo Regional do Leste Paulista
Estrada Municipal Monte Alegre Pinhalzinho, Km 03 - Monte Alegre do Sul/SP
pololestepaulista@aptaregional.sp.gov.br
Telefones (19) 3899-1286 ou (19) 3899-1022 Patrícia H. N. Turco
Atenção: é necessário fazer inscrição para o Workshop