16ª edição do Sabor da Colheita atrai público recorde

Na manhã deste sábado, 27/05, ocorreu no Instituto Biológico a 16ª edição do Sabor da Colheita. Emblemático na cidade de São Paulo, o evento reuniu apreciadores de café, produtores do setor e recebeu famílias inteiras para a realização da colheita do café em meio à zona urbana da cidade de São Paulo.

Com a presença do secretário executivo de Agricultura e Abastecimento, Marcos Renato Böttcher, a comemoração reuniu aproximadamente 3 mil pessoas no maior cafezal urbano do mundo, dentro do Instituto Biológico (IB-APTA), na Vila Mariana.

O secretário, em sua fala de abertura, saudou os presentes e disse estar impressionado pelo tamanho do evento dedicado ao café e agradeceu ao público pelo comparecimento em peso. “Ver o interesse de um público relevante e numeroso, com parte expressiva de crianças, em uma cultura que deu o pontapé à grandeza econômica de nosso Estado nos permite uma visão cada vez mais positiva em relação ao agro em São Paulo”.

Böttcher ainda acrescentou a importância da agricultura guiada por práticas sustentáveis e reiterou que São Paulo já tem o tema como prioridade. “A agricultura não degrada o meio ambiente, a produção sustentável favorece uma sociedade mais próspera e transformadora”, completou citando o Plano Plurianual 2024-2027 da Secretaria, que define as metas da Pasta.

Compuseram o palco de abertura do evento o secretário executivo de Agricultura e Abastecimento, Marcos Renato Böttcher, o chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura, José Carlos Pagliuca, o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Carlos Nabil, a vice-diretora do IB, Nayte Vitiello, o vice-presidente de Assuntos Jurídicos da Nestlé, Gustavo Barros, o coordenador das Câmaras Setoriais e mestre de cerimônias do evento, José Carlos de Faria Júnior.

O secretário executivo ainda participou da comemoração colhendo grãos de café no maior cafezal urbano do mundo.

Famílias no cafezal urbano

Ricardo Bertola, 44, compareceu ao Sabor da Colheita pela primeira vez com as duas filhas Alice e Ana, que vieram ao Instituto Biológico animadas para realizar a colheita do café. Segundo Ricardo, o IB “é um patrimônio estadual que realiza pesquisas de excelência e aproxima, em eventos como esse, as crianças da agricultura e do fazer científico”.

A presença de crianças na 16ª edição do Sabor da Colheita foi marcante. Grupos de pequenos curiosos encheram os corredores do cafezal com peneiras e muita disposição para conhecer melhor a cultura cafeeira.

Por Giuliano Lagonegro