Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado com evento reunindo pesquisadores e técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Pesquisadores do Instituto Agronômico (IAC-APTA) e técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), instituições ligadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, realizarão, em 13 de abril, o Seminário “Conservação do Solo e Proteção dos Recursos Naturais”, às 8h30, na Sede do IAC em Campinas. O evento comemorará o Dia Nacional da Conservação do Solo, instituído por lei federal em 1989 e celebrado em 15 de abril.

“O evento foi organizado com o objetivo de reciclar o conhecimento de pesquisadores, técnicos, produtores rurais, estudantes e demais interessados em temas como conservação do solo e da água; divulgar as políticas públicas oferecidas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento voltadas à recuperação e conservação do solo, além de sensibilizar a sociedade em geral quanto à necessidade de conscientização sobre esta temática”, reforça o engenheiro agrícola Antoniane Arantes de Oliveira Roque, técnico da CATI que ministrará uma das palestras oferecidas no Seminário.

A abertura contará com a presença do secretário em exercício de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Francisco Matturro, do diretor do IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell, do coordenador da CATI, o engenheiro agrônomo Alexandre Manzoni Grassi, e do coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Sergio Tutui. O secretário e Grassi falarão sobre a “Importância das Políticas Públicas para a Conservação do Solo”, reportando-se às linhas de crédito disponíveis e ao Projeto Integra-SP – Berços d’água e Recuperação de Áreas Degradadas por Grandes Erosões (Radge) que conta com uma verba disponível àqueles que aderirem ao projeto de recuperação proposto pela equipe de engenharia da CATI.

Os demais temas serão apresentados tanto por pesquisadores do IAC quanto por técnicos da CATI. Na parte da tarde haverá um minicurso com a temática “Recuperação das Funcionalidades Hidrológicas da Paisagem”, o qual será ministrado por experientes e renomados servidores da Secretaria de Agricultura e Abastecimento no que diz respeito à conservação dos recursos naturais: água e solo. São eles os pesquisadores Afonso Peche Filho e Isabella Clerici De Maria, ambos do IAC, e o engenheiro agrícola da CATI, Antoniane Arantes de Oliveira Roque. O minicurso, com duração de três horas (das 14h às 17h), será realizado no Centro Experimental do Instituto Agronômico ─ Fazenda Santa Elisa, localizada na Avenida Theodureto de Almeida Camargo, 1.500.

Interessados podem participar gratuitamente do Seminário e se inscrever, no próprio local, para o minicurso. Informações podem ser obtidas pelo e-mail antoniane.roque@sp.gov.br

As comemorações do Dia Nacional da Conservação do Solo continuam no dia 20 de abril, em Cunha, município da área de atuação da CATI Regional Guaratinguetá, quando será lançado o Desafio Sistema Valpa de Plantio. Trata-se de uma estratégia de difusão e promoção do engajamento de produtores na adoção de sistemas de cultivo conservacionistas. Para a data, foram programadas várias palestras que terão início às 8h30 em frente à Casa da Agricultura de Cunha, Praça Midair José Teodoro, s/n.

Graça Moreira D’Auria – cecor@sp.gov.br

8h30 – Abertura

Dia Nacional da Conservação do Solo

Marcos Guimarães de Andrade Landell (diretor do IAC)